Editorial - Metodologia do Ensino Superior com TIC

Autores

  • Apresentação da Edição Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.13808.5-9

Resumo

Dossiê Metodologias do Ensino Superior com TIC

Luis Paulo Leopoldo Mercado

 

 

O Dossiê Metodologias do Ensino Superior com tecnologias da informação e comunicação (TIC) escolhido para compor este número da Revista Edapeci, tem como proposta trazer a discussão de perspectivas da docência contemporânea, presencial, online e híbrida. Os artigos aqui publicados mostram várias experiências práticas no ensino superior envolvendo o uso de diversas estratégias didáticas com TIC, como simulações, redes sociais, fóruns de discussão, experimentos virtuais, dramatização com RPG, games, dentre outras.

A utilização das TIC no ensino superior tem o potencial de promover transformações no currículo, na prática pedagógica e na avaliação em virtude da importância crescente atribuída à cultura digital e a produção multimodal na educação contemporânea.

Os artigos aqui apresentados trazem contribuições para análise de elementos de rupturas com as práticas tradicionais utilizadas no ensino superior, envolvendo metodologias ativas e propostas de inovação no ensino superior a partir das estratégias didáticas escolhidas.

O artigo de autoria de Gonzalo Abio, intitulado Uso de redes sociales virtuales por profesores de lenguas extranjeras en Brasil: un estudio exploratorio reúne dados sobre a percepção dos professores de como são utilizadas as redes sociais no apoio do ensino de línguas estrangeiras no contexto escolar brasileiro. Apresenta os resultados obtidos com os professores de inglês e de espanhol que trabalham na educação básica e as analises produzidas a partir desses dados. Os usos relatados indicam que as redes sociais são utilizadas predominantemente como extensão ou enriquecimento da aula, para avisos diversos ou acesso a outros materiais sugeridos pelo professor ou pelos alunos integrantes da rede social.

Os autores Ivanderson Pereira da Silva, Rose Karla Cordeiro Lessa e Luís Paulo Leopoldo Mercado apresentam o artigo intitulado Mediação pedagógica em fóruns de discussão no contexto da experiência do estágio de docência online investiga as contribuições das estratégias de mediação pedagógica adotadas pelos professores na docência em fóruns de discussão online no contexto do Estágio de Docência Online no curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância da UFAL. Os resultados da análise do mapeamento e conversas das interações online em fóruns de discussão foram organizados nas categorias: material didático; consigna do fórum; ação docente; ação discente e tempo da atividade mostraram contradições que revelam o grau de dificuldade do rompimento dos paradigmas tradicionais em educação.

Marcelo Fernando da Silva, por sua vez, traz em seu artigo intitulado Estratégias didáticas com TIC no ensino superior em fundamentos de marketing as estratégias didáticas usadas no ensino de Fundamentos de Marketing, apresentando o experimento virtual como ferramenta inovadora na construção do conhecimento. Foi utilizada a dedução para contextualizar as ações didáticas, bem como a observação como técnica para identificar possíveis limitações das ações docentes e discentes nesse contexto de ensino e aprendizado.

A autora, Walleska Bismaida Zacarias Galvão Barros, do artigo O uso de simulações computacionais em Farmacologia aborda a estratégia didática da simulação computacional no ensino superior, que se organiza de maneira que os alunos aprendam em uma situação similar a real, aproximando os conceitos trabalhados em sala de aula da realidade, facilitando o aprendizado do aluno. Apresenta usos da estratégia na disciplina de Farmacologia, evitando o uso de animais em experimentos e o gasto com laboratórios experimentais. Analisa o uso em aulas de Farmacologia dos simuladores PharmaCal, Virtual Rat, Virtual Cat, Virtual Twitch e Virtual JNM, disponíveis na internet.

A dramatização no estágio supervisionado: o role playing auxiliando na formação dos professores de Ciências e Biologia – reflexões e contribuições de autoria de Vânia Márcia da Silva Laurentino analisa o uso da dramatização como metodologia do ensino nas aulas de estágio supervisionado no curso de Ciências Biológicas no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). No estudo foram analisadas microaulas do estágio I de observação da turma do curso de Biologia para compor o relato de experiência. O estudo caracteriza a microaula como estratégia de role playing e contribui para valoração da dramatização na formação.

O artigo do dossiê, de autoria de Michele Salles El Kadri,intitulado Transformando a atividade de formação de professores/as de inglês: o uso da plataforma Fazgame para o ensino e formação de professores no contexto do PIBID discute que os currículos precisam incorporar o letramento digital como parte dos objetivos para se aprender uma língua estrangeira, no caso o domínio da língua inglesa. Apresenta uma proposta com o uso de vídeo games por meio da plataforma Faz Game para o ensino de línguas no contexto do PIBID. Relata a experiência de educação digital de professores de língua inglesa em formação inicial, baseada numa metodologia de game based learning. A plataforma trabalhada apresenta potencialidades e limitações no que seu refere a seu uso para o ensino de língua inglesa.

Jacqueline Felix da Silva, Clésia Maria Hora Santana e Deise Juliana Francisco são autores do artigo intitulado EXAMTIME: Potencializando as Ações de Aprendizagem em Ambiente Online apresenta e experimento pedagógico realizado no Curso El mundo hispánico sin fronteras, no qual foram introduzidos recursos disponíveis da plataforma de estudos Examtime, tendo em vista sua versatilidade. A experiência envolveu a construção de alternativas para ensino de língua espanhola para não nativos, tendo em vista sua importância no contexto de uso de uma segunda língua e a necessidade sentida por professores de criar condições inovadoras e construtivas para mediar e viabilizar a aprendizagem de seus alunos. A apresenta e analisa a interface de comunicação Examtime, centrada em suas potencialidades e concluiu-se que há potencialização da aprendizagem com a utilização da mesma.

Em seguida, Carlos Alberto Vasconcelos, em seu artigo intitulado O uso das interfaces interativas no curso de geografia a distancia da UFS e do IFPE discute a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo ensino e aprendizagem, em especial dos ambientes virtuais de aprendizagem, de forma que se processem interações. Investigou as interfaces interativas mais utilizadas no curso de licenciatura em Geografia na Universidade Aberta do Brasil: fórum, chats e e-mail são os mais utilizados para atividades do curso, contribuindo com a interatividade entre sujeitos envolvidos.

Por fim, Ângela Monteiro, José António Moreira e Ana Paula Rodrigues procuram compreender a Gestão pedagógica de ambientes online no ensino superior, revelando mudanças nas práticas pedagógicas do ensino superior em Portugal, em razão dos desafios postos pelo Processo de Bolonha. Evidenciam também a existência de muitas dificuldades de “usabilidade de ferramentas digitais interativas”, apontando, assim, a necessidade de que a formação pedagógica deve vir alidada integração das tecnologias da informação e comunicação.

Além das estratégias e interfaces tecnológicas exploradas nos artigos deste Dossiê, outras metodologias se apresentam no cenário atual do ensino superior que merecem exploração em outras publicações, como o estudo de caso, a aprendizagem baseada em problemas (PBL), metodologias de projetos na internet, a prendizagem personalizada (personalized learning), as webgincana e a aprendizagem por pares (peer learning).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Apresentação da Edição, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). É Professor Associado IV vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Coordenador Institucional de Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas. Coordenador da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, Tecnologias da Informação e Comunicação. Avaliador Institucional do INEP. Avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 33 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade de Aveiro (Portugal). Em 2014 orienta 6 Teses de Doutorado na UFAL, co-orienta 2 Teses de Doutorado - Universidade de Aveiro, Portugal e Universidade Federal de Pernambuco e orienta 2 Dissertações de Mestrado em Educação na UFAL.

Downloads

Publicado

2015-04-30