Avaliação Cooperativa em Materiais Interativos de Ensino a Distância

Autores

  • Davi José Di Giacomo Koshiyama Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Marcos Alberto Andruchak
  • José Guilherme Santa Rosa

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.14105.143-161

Resumo

Este estudo tem por finalidade avaliar a usabilidade de Materiais Interativos desenvolvidos para os cursos oferecidos pela UFRN-SEDIS na modalidade de ensino a distância (EaD) por meio da técnica de avaliação cooperativa. Os Materiais Interativos neste contexto são utilizados como um veículo para que o conteúdo do curso chegue até o aluno que estuda sozinho a distância e deve ser eficiente quanto a sua didática, estimulante para o engajamento do aluno e auto instrutivo, de forma que não haja dificuldades em utilizá-lo. Inicialmente foi realizado um teste preliminar a partir de avaliação cooperativa com um aluno interagindo com quatro Materiais Interativos selecionados, no intuito de revelar e mapear as principais falhas de usabilidade, subsidiando questionamentos mais aprofundados posteriormente. A avaliação cooperativa final foi realizada em uma amostra de dez alunos. A análise de todos os dados coletados na presente pesquisa revelou pontos positivos, negativos e apontamentos a serem considerados para nortear o desenvolvimento de futuros materiais didáticos interativos no contexto da UFRN-SEDIS, retroalimentando o processo de design e avaliação com a inclusão do usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi José Di Giacomo Koshiyama, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestrado em Design. Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Fundação Armando Álvares Penteado (2001). Atualmente é Programador Visual do núcleo de materiais interativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Comunicação, Marketing, EaD, com ênfase em Design de Multimídia. Criação de Sites (Brasil, EUA, Inglaterra), Autoração de CD-ROM e Jogos. Portifólio de Sites em: www.delicious.com/davijoseonline Portifólio de Objetos EaD em: www.sedis.ufrn.br/bibliotecadigital/interativos.php

Referências

CABRAL, C. G.; PEREIRA G. R. Ciência, tecnologia e sociedade. Natal: EDUFRN, 2014.

DOZENA, A.; DANTAS, E.; MEDEIROS, J. Geografia cultural. Natal: EDUFRN, 2014.

ISO 9241-11. Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDTs). Part 11: Guidelines for specifying and measuring usability. Gènève: International Organisation for Standardisation. Switzerland: International Organization for Standardization (ISO), 2009.

MAYER, R. E. Multimedia learning. New York: Cambridge University Press, 2001.

MEDEIROS, L. G. Introdução ao cálculo aplicado. Natal: EDUFRN, 2014.

MONK, A. ET AL. Improving your human-computer interface: a practical technique. London: Prentice-Hall, 1993.

SANTA ROSA, J. G.; MORAES, A. Avaliação e Projeto no Design de Interfaces. Teresópolis: 2AB, 2012a.

_______. Design Participativo. Rio de Janeiro, RJ: Rio Book’s, 2012b.

UFRN-SEDIS. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Secretaria de Ensino à Distância. Repositório de materiais interativos da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: <http://www.sedis.ufrn.br/bibliotecadigital/site/interativos.php>. Acesso em: 12 jan. 2014.

TROLEIS, A.; SANTOS, A. C. V. dos. Estudos do Semiárido. Natal: EDUFRN, 2014.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

Educação a Distância Comunicação e interculturalidade