Perspectivas Metodológicas para a Educação Matemática a Distância

Autores

  • José Mário Costa Junior Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Centro de Referência em Formação e em EaD do Instituto Federal do Espírito Santo. jcjunior@ifes.edu.br
  • Rony Cláudio de Oliveira Freitas Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.24436.255-274

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar as ações e metodologias utilizadas no planejamento de uma disciplina de matemática de um curso superior oferecido a distância, tendo como referencial uma abordagem metodológica dialógica e investigativa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, envolvendo a observação de duas salas virtuais da disciplina Matemática I do curso de Licenciatura em Informática, oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo, e entrevista semiestruturada com a professora responsável pela elaboração e condução do componente curricular. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os dados mostram que o planejamento da disciplina de Matemática na modalidade a distância se baseou na transposição de práticas normalmente utilizadas no ambiente escolar tradicional, priorizando a exposição de conteúdos em detrimento de ações dialógicas e investigativas. Esperamos contribuir no diálogo sobre formas de empregar na EaD estratégias de ensino que priorizem a investigação e a resolução de problemas, uma vez que os resultados apontam para a necessidade de formação docente sobre esses temas.

Palavras-chave: Educação Matemática.  Educação a Distância. Resolução de Problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Mário Costa Junior, Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Centro de Referência em Formação e em EaD do Instituto Federal do Espírito Santo. jcjunior@ifes.edu.br

Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Centro de Referência em Formação e em EaD do Instituto Federal do Espírito Santo. jcjunior@ifes.edu.br

Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação. Docente e Diretor de Pós-graduação do Instituto Federal do Espírito Santo.                                          

Referências

ALRO, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Tradução de Orlando Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1977

BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; ZULATTO, R. B. A. Educação a Distância online. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria a prática. 16. Ed. Campinas: Papirus, 1996.

DINIZ, M. I. Resolução de problemas e comunicação. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, R. C. O. Educação matemática na formação profissional de jovens e adultos. 1 ed. Curitiba: Appris, 2011.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9 ed. Campinas-SP: Papirus, 2010.

MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

OLIVEIRA, E. G. Educação a distância na transição paradigmática. 3 ed. Campinas-SP: Papirus, 2008.

PAIVA, M. A. V.; SILVA, E. C.; BERNARDES, G. M. As crenças sobre resolução de problemas dos alunos do Proeja/ Ifes e mudanças de atitudes. In: Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Recife, PE, 2011.

SILVA, E. L.; ESTERA, M. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3 ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121p.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. 3 ed. Campinas-SP: Papirus, 2001.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.

VALENTE, J. A. O papel da interação e as diferentes abordagens pedagógicas de Educação a Distância. In: MILL, D.; PIMENTEL, N. (Orgs). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos, SP: EdUSFCar, 2010.

VILA, A.; CALLEJO, M. L. Matemática para aprender a pensar: o papel das crenças na resolução de problemas.Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Dossiê | Pesquisa Qualitativa e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Educação