A construção do pensar: uma abordagem a partir do uso das TDIC no ensinode matemática

Autores

  • Katia Maria Limeira Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Carlos Alberto Vasconcelos UFS

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.14689.234-250

Resumo

A construção do pensar, é inerente ao homem. Contudo, ao ensinar a matemática a partir do uso das TIC, logo possibilitará ajudar o aluno a desenvolver a capacidade de pensar e sua criatividade. Para isso se faz necessário novas definições, concepções e perspectivas sobre a pesquisa e ensino na matemática, bem como a  prática pedagógica acerca do uso das TIC. Dessa feita esse texto objetiva tratar das TIC no ensino de matemática, visando o pensar do aluno na contemporaneidade. Utilizou-se metodologia com abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico  a partir de pressupostos teóricos (Barros, Castells, Levy, Primo, Silva dentre outros que abordam a temática). O estudo destaca a importância das TIC e seu uso na educação, em especial através de softwares matemático, revelando o inovar no ensino da matemática compreendendo o papel das TIC, a partir de uma nova didática das ciências, possibilitando o desenvolvimento cognitivo do aluno.

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Biografia do Autor

Katia Maria Limeira Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Pedagoga, Mestranda em Ensino de Ciências e de Matemática do PPGECIMA da Universidade Federal de Sergipe - UFS

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Publicado

2016-04-30