Provérbios populares no currículo: promoção da cultura da paz no oeste da África

Autores

  • Roseane Maria de Amorim Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Laura Cristina Vieira Pizzi CEDU-PPGE-UFAL
  • Giovanna Del Gobbo Universidade de Florença (UNIFI)

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.35157.544-559

Resumo

Resumo: Este estudo procura realizar a análise de um documento intitulado “Guia prático de mecanismos endógenos de prevenção, de gestão, de resoluções de conflitos no Oeste da África”, por meio de uma pesquisa internacional, viabilizada pela criação de uma Comunidade de Prática (CoP) online. De tal forma, reflete os provérbios trazidos no documento, bem como seu potencial para construção da paz no continente africano. Em termos metodológicos, estamos filiadas aos estudos culturais e pós-estruturalistas do currículo, que procuram visualizar o conhecimento e o currículo como ferramenta discursiva construtora da identidade dos sujeitos e como memórias coletivas de um determinado grupo social. Os resultados indicam que os provérbios africanos podem ser um componente fundamental para se pensar sobre a cultura da paz no currículo de instituições escolares ou não, dependendo da intencionalidade, agindo também para a valorização da cultura e a identidade dos sujeitos envolvidos.

Palavras-chave:  Comunidade de Prática. Cultura da paz. Currículo. Oeste da África. Provérbios.

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Biografia do Autor

Roseane Maria de Amorim, Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL

professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Setor Fundamentos da Educação.

Laura Cristina Vieira Pizzi, CEDU-PPGE-UFAL

Professora do Centro de Educação e do PPGE da UFAL. Áreas de atuação: Currículo e trabalho docente

Giovanna Del Gobbo, Universidade de Florença (UNIFI)

Pesquisadora da Universidade de Florença na área de Pedagogia Social e de Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2016-12-31