Institucionalização da EaD com suporte no enfrentamento da evasão escolar no Ensino Superior

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza
  • Maria Aparecida da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Resumo

Resumo: O estudo analisa o processo de institucionalização da EaD com suporte no enfrentamento da evasão escolar em cursos a distância do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) em uma instituição de ensino superior do Ceará, Brasil. O estudo de caso foi sedimentado por dados de oito entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. Considerou-se o contexto, processo e conteúdo das estratégias organizacionais de 2010 a 2013. O tratamento dos dados no software Atlas.ti conduziu à elaboração de categorias. Os resultados do estudo apresentaram elementos de apoio a processos decisórios da EaD e permitem apresentar componentes que favoreçam a resolução da evasão escolar.

Palavras-chave:  Educação a Distância. Evasão Escolar. Institucionalização.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC)

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UNIFOR
Maria Aparecida da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000)

Referências

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Publicado
2016-12-31