Ferramentas de educação a distância utilizadas por profissionais de contabilidade visando a educação continuada

Autores

  • Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Michelle Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ariel Behr Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.25490.144-160

Resumo

Pesquisas na área de educação profissional realizadas nos últimos tempos têm mostrado que a área de Contabilidade vem passando por importantes mudanças, as quais exigem que os profissionais contábeis estejam mais estimulados a buscar aprimoramento e atualizações através do uso de novas ferramentas tecnológicas da Educação a Distância (EAD). Diante deste contexto este estudo tem por objetivo identificar as ferramentas da EAD que são utilizadas para ampliação de conhecimento dos profissionais que atuam em área contábil. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Em relação aos procedimentos metodológicos, tendo-se como base as entidades de classe contábil e outros órgãos, a pesquisa está dividida em duas fases: a primeira foi a identificação das ferramentas tecnológicas disponíveis nos sites de entidades da classe contábil e outros órgãos; e a segunda, a aplicação de um questionário online junto a profissionais que atuam na área.  Os resultados revelam que, apesar das entidades relacionadas à classe contábil oferecerem diversos recursos de apoio tecnológico para atualizar os profissionais, há baixa utilização dessas ferramentas. Conclui-se que os profissionais contábeis estão pouco utilizando as possibilidades de educação continuada que são ofertadas pelas organizações, entidades de classe contábil e outros órgãos.

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Biografia do Autor

Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade e do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Michelle Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ariel Behr, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade e do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2017-09-13