Professores formadores dos cursos de Licenciatura em Letras (EaD): a constituição da identidade

Autores

  • Váldina Gonçalves da Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.25527.175-184

Resumo

Os cursos de formação de professores na modalidade a distância estão entre os mais ofertados, principalmente na região sudeste. Assim, o artigo situa-se na problemática da educação a distância (EaD) e da formação de professores e traz resultados de uma pesquisa realizada no curso de Licenciatura em Letras – EaD, de uma Instituição de Ensino Superior do Triangulo Mineiro/MG. O objetivo da pesquisa foi investigar como os professores formadores do curso de Licenciatura em Letras foram se constituindo como professores na EaD. O aporte teórico refere-se aos estudos sobre identidade tendo como referência Claude Dubar e Peter Ludwig Berger & Thomas Luckmann. A abordagem é qualitativa e foram realizadas três entrevistas semi-estruturadas. Os resultados mostram que as professoras foram se constituindo formadoras a partir do contexto que viviam, pois houve uma transferência delas do curso presencial para o curso a distância sem formação para atuar na EaD, além de exercerem diversas funções no mesmo curso. Conclui-se que as professoras foram se constituindo formadores em meio a intensificação de seu trabalho e sem preparo, e, pela conformação de que atuar na EaD é assim mesmo, como se naturalizassem a situação.

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Publicado

2017-09-13