Implicações do uso do WhatsApp na educação

Autores

  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Fernanda de Burgos Rocha Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.25615.161-174

Resumo

Esse estudo apresenta a análise de um relato de experiência com o uso do WhatsApp no contexto de um curso de idiomas de nível básico. Teve por objetivos: situar o uso didático de dispositivos móveis e de aplicativos como o WhatsApp como uma necessidade pedagógica contemporânea; e analisar as implicações do uso do WhatsApp em contextos educativos a partir de uma experiência didática desenvolvida num curso de inglês de nível básico. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa no qual foi analisada uma experiência com o uso do WhatsApp num curso de inglês de nível básico. Como resultados verificou-se: que as conversas no Whatsapp se caracterizam por uma linguagem dinâmica, uso frequente de emoticons e emojis, leitura dinâmica, uso de conteúdos digitais multimodais e linguagem informal; que as práticas pedagógicas com o WhatsApp exigem dos sujeitos que possuam um smartphone, acesso contínuo à internet, netiqueta, colaboração, afetividade, instantaneidade da comunicação, personalização da aprendizagem e as implicações da ubiquidade para o trabalho pedagógico.

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Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

É Licenciado em Física (2008), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (2010), com Mestrado (2010) e Doutorado (2016) na área da Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é professor da UFAL, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática nesta Instituição. É membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Humanidades (GIPHU) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), da Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (CIEFI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência no desenvolvimento de investigações e projetos de extensão universitária na área de Educação, com ênfase em Mídias e Tecnologias Educacionais, Educação a Distância e Educação em Ciências.

Fernanda de Burgos Rocha, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Alagoas

Bacharel em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Especialista em "Docência para a Educação Profissional", pelo Serviço de Aprendizagem Comercial de Alagoas, e em "Ensino de Língua Inglesa e Uso de Novas Tecnologias", pela Faculdade Estácio de Sá. Professora de Idiomas - Inglês.

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Publicado

2017-09-13