A CONCEPÇÃO DE MODELO DE GESTÃO DOS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO DAS UNIVERSIDADES DA SERRA E PLANALTO

Autores

  • Maria Emilia Camargo Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade de Caxias do Sul – UCS
  • João Lindomar Serafini Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade de Caxias do Sul – UCS
  • Oberdan Teles da Silva Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade de Caxias do Sul – UCS
  • Marta Elisete Ventura da Motta Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade de Caxias do Sul – UCS
  • Eric Dorion Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade de Caxias do Sul – UCS
  • Suzana Leitão Russo Depto de Estatística e Ciências Atuariais - Universidade de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2010.4.4581.%25p

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo identificar junto aos acadêmicos do Curso de Administração de Empresas de duas Instituições de Ensino, uma situada na Serra e outra no Planalto Gaúcho, a formação destes quanto ao tema controle e aprendizagem. Para identificar o modelo de gestão dos acadêmicos utilizou-se uma pesquisa quantitativa. O estudo demonstrou que o controle, a autoridade e a supervisão burocrática baseadas nas abordagens racional e quantitativa não conduzem a competitividade organizacional. Demonstrado, contudo, desconhecimento da relevância da aprendizagem organizacional sistêmica e da viabilidade de combinação da gestão baseada no controle-supervisão e aprendizagem-descontrole.

 

Palavras-chaves: Controle, Supervisão, Descontrole-aprendizagem

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Publicado

2010-04-01