Educação inclusiva: atendimento educacional em um hospital de tratamento ao câncer em Goiás
Resumo
Resumo: Objetivo: compreender como se dá a organização e trabalho pedagógico realizado no Hospital de Combate ao Câncer Araújo Jorge, localizado na capital goiana, bem como a estrutura disponibilizada para as aulas nos hospitais. Métodos: estudo de caso transversal, exploratório, de base qualitativa. Para a coleta de dados, foram realizadas observações participantes no ambiente e entrevistas semiestruturadas com as professoras da rede estadual de educação de Goiás que atuam na classe hospitalar do hospital Araújo Jorge. Resultados: destacam os aspectos físicos da classe hospitalar, a organização didático-metodológica das aulas, bem como a vivência pedagógica marcante de uma das professoras participantes da pesquisa. Conclusão: a classe hospitalar, além de contribuir com a visão mais humanizadora do espaço de tratamento, preconizado pelas políticas do Sistema Único de Saúde (SUS), proporciona aos alunos, por meio de práticas pedagógicas interdisciplinares, momentos de descontração, discussões, pesquisa e aprendizagem, com possibilidades de melhoria no processo de tratamento e cura, fatores que marcam pessoal e profissionalmente a vida das professoras envolvidas.
Palavras-chave: Educação inclusiva. Educação especial. Classe hospitalar. Atendimento educacional hospitalar. Práticas interdisciplinares.
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