Educação inclusiva: atendimento educacional em um hospital de tratamento ao câncer em Goiás

Autores

  • Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira Universidade Federal de Goiás , Núcleo de Acessibilidade da UFG
  • Luanna kellen Pereira da Silva Silva Graduação em PEDAGOGIA Universidade Federal de Goiás. UFG, Brasil.
  • Uyara Soares Cavalcanti Teixeira. Professora da educação básica rede publica de ensino
  • Mário José de Souza Professor do Instituto de Matemática e Estatística e do Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.35960.427-441

Resumo

Resumo: Objetivo: compreender como se dá a organização e trabalho pedagógico realizado no Hospital de Combate ao Câncer Araújo Jorge, localizado na capital goiana, bem como a estrutura disponibilizada para as aulas nos hospitais. Métodos: estudo de caso transversal, exploratório, de base qualitativa. Para a coleta de dados, foram realizadas observações participantes no ambiente e entrevistas semiestruturadas com as professoras da rede estadual de educação de Goiás que atuam na classe hospitalar do hospital Araújo Jorge. Resultados: destacam os aspectos físicos da classe hospitalar, a organização didático-metodológica das aulas, bem como a vivência pedagógica marcante de uma das professoras participantes da pesquisa. Conclusão: a classe hospitalar, além de contribuir com a visão mais humanizadora do espaço de tratamento, preconizado pelas políticas do Sistema Único de Saúde (SUS), proporciona aos alunos, por meio de práticas pedagógicas interdisciplinares, momentos de descontração, discussões, pesquisa e aprendizagem, com possibilidades de melhoria no processo de tratamento e cura, fatores que marcam pessoal e profissionalmente a vida das professoras envolvidas.

Palavras-chave:  Educação inclusiva. Educação especial. Classe hospitalar. Atendimento educacional hospitalar. Práticas interdisciplinares.

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Biografia do Autor

Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Universidade Federal de Goiás , Núcleo de Acessibilidade da UFG

Licenciado em Matemática e Pedagogia, bacharel em Administração. Mestrado e doutorado na área de Educação. Pós-doutorado em Tecnologias de Investigação pelo Departamento de Educação da Universidade de Aveiro-Pt (UA); pós-doutorado em Tecnologias Assistivas pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade de Uberlândia (UFMG); pós-doutorado em Mídias Interativas pelo Programa de Culturas Contemporâneas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); pós-doutorando em Educação Inclusiva em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas – SP (Unicamp). Professor da Faculdade de Educação (FE) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); Mestrado em Saúde Coletiva (MPSC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). E- mail: professorricardoteixeira@gmail.com.

Luanna kellen Pereira da Silva Silva, Graduação em PEDAGOGIA Universidade Federal de Goiás. UFG, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em educação especial. Participante do grupo de estudos e pesquisa em educação inclusiva na perspectiva da educação especial – com estudos voltados para as classes hospitalares. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia e da rede privada de educação básica, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. E-mail: luannakps@outlook.com.

Uyara Soares Cavalcanti Teixeira., Professora da educação básica rede publica de ensino

Licenciada em Matemática e bacharel em Engenharia Civil. Especialização em planejamento e práticas pedagógicas e engenharia de segurança do trabalho. Mestranda em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) de Goiás e do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar da SEDUCE. E-mail: uyaras@gmail.com.

Mário José de Souza, Professor do Instituto de Matemática e Estatística e do Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Mário José de Souza. Bacharel em Matemática. Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Doutorado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade de Campinas – SP (Unicamp). Professor do Instituto de Matemática e Estatística e do Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da Universidade Federal de Goiás (UFG). E-mail: mariojsouza@mat.ufg.br.

 

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Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Interdisciplinaridade e Educação