A formação continuada de professores da educação infantil no município de Ouvidor (GO)

Autores

  • Altina Abadia da Silva Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDUC/UFG – RC)
  • Avelina Oliveira de Sousa Martin Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação (NEPIE/UFG - RC)
  • Eliane Gomes de Goveia Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação (NEPIE/UFG - RC)
  • Mikaelli Carín Tavares Silveira

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.35962.501-511

Resumo

Resumo: Este artigo originou-se de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a formação continuada de professores da Educação Infantil do Município de Ouvidor (GO) procurando entender como são constituídos os espaços formativos desses professores e quais os impactos dessa formação, na sua prática pedagógica. O Referencial Teórico adotado é a Psicologia Histórico-Cultural, com ênfase no conceito vygotskyano de mediação por ser ele central na teoria de Vygotsky e por entendermos a mediação pedagógica como condição maior do trabalho docente. Essa opção está relacionada também com o fato de trabalharmos com a formação inicial de professores e por desenvolvermos projetos de extensão com docentes deste município. Através de observações realizadas nos encontros de planejamento de professores da pré-escola, nas reuniões coletivas quinzenais realizadas pela secretaria de educação e pelas entrevistas com um grupo de professores e gestores realizamos a investigação de como ocorriam, até o ano de 2015 a formação continuada dos professores da Educação Infantil. Encontramos indicativos da ineficiência da formação continuada recebida, por se pautar na racionalidade técnica e na imitação de um professor modelo que transmitia a seus pares, atividades e concepções de acordo com sua interpretação e compreensão, impossibilitando que os professores refletissem de maneira crítica e autônoma sua prática pedagógica.

Palavras-chave:  Educação infantil. Formação de professores. Processos formativos.

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Biografia do Autor

Altina Abadia da Silva, Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDUC/UFG – RC)

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Professora da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação (NEPIE/UFG – Regional Catalão) e Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDUC/UFG – RC). tina@wgo.com.br

Avelina Oliveira de Sousa Martin, Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação (NEPIE/UFG - RC)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDUC/UFG – RC). Especialista em Educação Infantil Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Professora da Rede Municipal de Ouvidor (GO). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação (NEPIE/UFG - RC). aveoliveira@hotmail.com

Eliane Gomes de Goveia, Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação (NEPIE/UFG - RC)

Pedagoga pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação (NEPIE/UFG - RC). eliane.delgado@hotmail.com

Mikaelli Carín Tavares Silveira

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação (NEPIE/UFG - RC). Bolsista de Iniciação Científica. mikaelli-carin@hotmail.com

 

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Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Interdisciplinaridade e Educação