As narrativas autobiográficas como eixo interdisciplinar entre a psicologia e a educação: contribuições para a licenciatura em Educação do campo

  • Elis Regina da Costa Profa Adjunta III da Universidade federal de Goiás/ Regional de Catalão da Faculdade de Educação
  • Maria Paulina de Assis Profa. Adjunto I da Universidade Federal de Goiás/ Regional de Catalão da Faculdade de Educação.

Resumo

Resumo: As narrativas autobiográficas são um instrumento usado por pesquisadores das ciências humanas, como a psicologia e a educação na formação de docente. O objetivo do presente estudo foi verificar as contribuições potenciais das narrativas autobiográficas como estratégia de ensino interdisciplinar na formação de professores no curso de licenciatura em Educação do Campo. Partiu-se da hipótese que as relações construídas entre as teorias estudadas atreladas ao relato dos contextos pessoais de aprendizagem dos alunos promoveria uma aprendizagem significativa. A metodologia da memória autobiográfica foi desenvolvida dentro da proposta de um diário, na qual o aluno relatava suas experiências em perguntas estruturadas pela professora da disciplina de Psicologia da Educação. Após a realização dos encontros, no último dia de aula, aplicou-se um questionário com quatro perguntas. Os alunos possuíam uma faixa etária de 19 a 52 anos. Os dados demonstraram que os alunos se identificaram mais com as teorias de aprendizagem e desenvolvimento de Rogers e Piaget. Os alunos avaliaram a utilização das narrativas autobiográficas como eficientes para articular suas histórias de vida com o conteúdo proposto, contudo enfatizaram que relembrar os acontecimentos tristes como um processo dolorido.

Palavras-chave:  Formação de professores. Narrativas autobiográficas. Psicologia da educação.

Biografia do Autor

Elis Regina da Costa, Profa Adjunta III da Universidade federal de Goiás/ Regional de Catalão da Faculdade de Educação

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Profa Adjunta III da Universidade federal de Goiás/ Regional de Catalão da Faculdade de Educação. elisufg@gmail.com

Maria Paulina de Assis, Profa. Adjunto I da Universidade Federal de Goiás/ Regional de Catalão da Faculdade de Educação.
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Profa. Adjunto I da Universidade Federal de Goiás/ Regional de Catalão da Faculdade de Educação. paulina.assis@hotmail.com

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Publicado
2016-12-31
Seção
Interdisciplinaridade e Educação