Fontes de stress em docentes: estudo psicométrico sobre stress no estágio pedagógico

Autores

  • Leandra Fernandes Procópio Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Pedagoga (PUC-Goiás)
  • Anabela Pereira Universidade de Aveiro – Portugal
  • Marcos Procópio Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.35965.455-468

Resumo

Resumo: Devido a escassez de instrumentos que avaliem os fatores de stress em docentes no decorrer da orientação e supervisão do estágio da formação de professores, o presente trabalho pretende apresentar os dados psicométricos do questionário de “Avaliação do stress do professor/orientador de estágio pedagógico (ASPOEP). A versão do referido instrumento, aplicada em docentes supervisores/orientadores de estágio, 103 portugueses e 101 brasileiros, contém 35 itens que foram sujeitos a análise fatorial do tipo exploratória tendo com base no método de análise em componentes principais (ACP) com rotação varimax cujo ponto de corte foi .40. Os resultados indicam quatro grandes fontes de stress: Estrutura e Acompanhamento do Estágio; Desempenho do Estagiário; Sobrecarga de Trabalho e Relações Interpessoais. Os índices de validade e consistência interna apontam para a adequabilidade psicométrica da versão portuguesa e brasileira do instrumento com alfa total .93. É ainda de salientar que a medida Kaiser-Meyer-Olkin é de .87 e o valor do teste de esfericidade de Bartlett foi de 3693.868; P = .000, o que evidenciam uma boa adequação fatorial do instrumento. Sugerimos assim que este instrumento possa ser aprofundado e aplicado nestas e outras populações, nomeadamente para a verificação de stress em docentes no decorrer da prática supervisiva.

Palavras-chave:  Fatores de Stress. Supervisores. Orientadores. Estágio Supervisionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandra Fernandes Procópio, Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Pedagoga (PUC-Goiás)

Docente da Unidade Especial de Educação da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Pedagoga (PUC Goiás), Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade de Coimbra, Doutorado em Educação pela Universidade de Aveiro e Pós-doutoranda pela Universidade Autónoma de Madrid. e-mail: leandracprocopo@gmail.com

Anabela Pereira, Universidade de Aveiro – Portugal

Professora Associada com Agregação na Universidade de Aveiro – Portugal. Psicóloga pela Universidade de Coimbra – Portugal, Mestre em Ciências da Educação - Especialização em Psicologia da Educação pela Universidade de Coimbra, Portugal, Doutorado em Psicologia pela
University of Hull, Reino Unido.  e-mail:anabelapereira@ua.pt

Marcos Procópio, Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão

Docente da Unidade Especial de Educação da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Licenciatura em Física (PUC Goiás), Mestre em Educação, Ciências e Matemática Universidade Federal de Goiás, Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Pós-doutorando pela PUC Goiás.  e-mail: quanticis@gmail.com

Referências

ALARCÃO, I. &. TAVARES, J.. Supervisão da prática Pedagógica: Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina, 2010.

ALARCÃO, I., & TAVARES, J.. Supervisão da Prática Pedagógica: Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Edições Almedina, 2007.

ALARCÃO, I.. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2003

CARDOSO, M. & ARAÚJO, A.. Stress na profissão docente: prevalência e factores de risco. Comunicação apresentada no III CONGRESSO

NACIONAL DE SAÚDE OCUPACIONAL (Póvoa de Varzim), 2000.

CRUZ, J. F.. Stress e crenças irracionais nos professores. In J. Cruz, O.

Gonçalvez & P. Machado (Eds.). Psicologia e educação. Investigação e intervenção . Porto: Afrontamento, 1989.

ESTEVES, J. . O mal - estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru (SP): EDUSC, 1999.

ESTEVES, J.. O mal-estar docente. Lisboa: Esher, 1992.

FERNANDES, L., PEREIRA, A., FRANCISCO, C., PROCÓPIO, M & TIBALLI,

E. SupervisãoPedagógica comofontedeStress:umolharcomparativoentrePortugaleBrasil.IICONGRESSO INTERNACIONAL INTERFACES DA PSICOLOGIA. Universidade de Évora. Nov.2011.

FERNANDES, Leandra V.; PEREIRA, Anabela; FRANCISCO; Carlos M.;

TIBALLI, Elianda; PROCÓPIO, Marcos; OLIVEIRA, Izaudete. O stress no estágio da prática pedagógica: contributos do supervisor de Portugal e Brasil. Revista Educativa, v. 15, n. 2, 2012.

FRANCISCO, C. M. & PEREIRA, A. M. S.. Contratempos do Aluno Estagiário. In Actas das III Jornadas de Psicologia – Pessoas e Instituições: A Gestão de Situações Difíceis. CD-Rom, 2005. (Viseu: 2 e 3 de Junho de 2005).

FRANCISCO, C. M. & PEREIRA, A. M. S.. Supervisão e Sucesso do Desempenho do Aluno Estagiário. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital, 10, 6, 2004

FRANCISCO, C. M.. Desenvolvimento do aluno em situação de estágio: avaliação da sua saúde. In Activação do Desenvolvimento Psicológico – Actas do Simpósio Internacional. Universidade de Aveiro (245-249). Aveiro, 12 e 13 de Junho de 2006.

HEUS, P. & DIEKSTRA, R. F. W.. Do you Teachers Burnout More Easily? A Comparison of Teachers with other Social Professions on Work Stress and Burnout Symptoms. In R. Vanderbergue, R. & Huberman, M. A. (Eds.), Understanding and Preventing Teacher Burnout: A Source Book of International Practice and Research. (pp.269-284). Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

HILL, M. & HILL, A.. Investigação por Questionário. Lisboa: EdiçõesSílabo. Holmes,T.;Rahe,R.(1976),TheSocialReadjustmentRatingScale.Journalof Psychosomatic Research, 11,213-218, 2000.

JESUS, S. N.. A motivação para a profissão docente: Contributo para a clarificação de situações de mal-estar e para a fundamentação de estratégias de formação de professores. Aveiro: Estante Editora, 1996.

JESUS, S. N.. Motivação e stress em professores estagiários: Um estudo longitudinal exploratório. Revista Portuguesa de Educação, 5, 117-127, 1992.

JESUS, S. N.. Perspectiva para o bem-estar docente: Uma lição de síntese. Cadernos do CRIAP (29ª ed.), ASA, 2002.

KYRIACOU C.. The nature and prevalence of teacher stress. In M. Cole, & S. Walker (Eds.). Teaching and stress. Milton Keynes: Open University Press. p. 27-34, 1989.

LIPP, M. (Org.). O Stress do Professor. Campinas (SP): Papirus, 2002.

LIPP, M.. Manual do Inventário de sintomas de stress para Adultos de

Lipp. 3. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

LIPP, M.. O Stress Emocional: prevalência e implicações. In: Hélio José

Guilhardi. (Org.). Comportamento e Cognição. SP: ESETec, v. 1, p. 229-237, 2006.

MAROCO, J.. Análise Estatística com utilização do SPSS. (2ª Edição).Lisboa: EdiçõesSílabo, 2007.

NÓVOA, A.. Formação de Professores e Qualidade do Ensino. Revista Aprendizagem: a revista da prática pedagógica, 1(2), 2007.

PACHOALINO J. B. de Q.. O professor desencantado: matrizes do trabalho docente. Belo Horizonte, Armazém de Ideias, 2009.

PACHOALINO J. B. de Q.. Presenteísmo e trabalho docente. Curitiba, CRV, 2015.

PAIS RIBEIRO, J.. Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS).Análise Psicológica, 3,547-558, 1999.

PESTANA, M. H., & GAGEIRO, J. N.. Análise de dados para as ciências sociais: A complementaridade do SPSS: Lisboa: Silabo 2003.

REINHOLD, H.. O Burnout. In. Lipp, M. (Org.).O Stress do Professor. Campinas: Papirus. 2002.

UNESCO. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem,o que pensam, o que almejam. Pesquisa nacional UNESCO. São Paulo: Moderna, 2004.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Interdisciplinaridade e Educação