Qualidade dos serviços educacionais prestados na Educação Infantil: novos olhares para práticas gestoras

Autores

  • Irene Antônia de Moura Mestranda do Programa de pós Graduação do Mestrado Profissional em Gestão Organizacional da Universidade Federal de Goiás
  • Adriana dos Santos Prado Sadoyama Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.15966.218-233

Resumo

Resumo: As transformações sociais têm exigido das instituições educacionais prestarem serviços com qualidade, principalmente na Educação Infantil, uma vez que esta é a primeira fase da educação básica. Analisando esse contexto foi realizada uma pesquisa cujo objetivo é mensurar e discutir a qualidade dos serviços educacionais ofertados na Educação Infantil de acordo com a expectativa e a percepção dos gestores, professores e pais da Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante do Distrito Federal. Trata-se de uma de pesquisa com abordagem quantitativa, explicativa, transversal, bibliográfica, documental, teórica e aplicada. Foram descritos os dispositivos legais que garantem e norteiam uma escola de qualidade; definição de serviços, qualidade em serviços, serviços educacionais, expectativa e percepção. Para realizar a coleta de dados foi utilizada a escala SERVQUAL; para análise dos dados foi utilizado o software estatístico SPSS 21. Espera-se que os resultados obtidos auxiliem a todos os envolvidos no processo educacional a realizar um trabalho administrativo e pedagógico eficaz e preciso com o intuito de melhorar o setor que mais necessita de atenção.

Palavras-chave: Qualidade em serviços educacionais. Expectativa. Percepção. 

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Biografia do Autor

Irene Antônia de Moura, Mestranda do Programa de pós Graduação do Mestrado Profissional em Gestão Organizacional da Universidade Federal de Goiás

Graduada em Pedagogia  pelo Centro Universitário de Brasília (2006); Pós-Graduação em Orientação Educacional (2011). Tem experiência na área de Educação, como Pedagoga e Coordenação Pedagógica, com ênfase em Educação. Mestranda do Programa de pós Graduação do Mestrado Profissional em Gestão Organizacional da Universidade Federal de Goiás/ Regional de Catalão. irene.antoniademoura@gmail.com

Adriana dos Santos Prado Sadoyama, Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho. Profa. Adjunto IV Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás/ Regional de Catalão.drisadoyama@gmail.com

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Publicado

2017-05-12