Práticas Educativas Interdisciplinares: desenvolvimento dos saberes e fazeres para a formação de professores do Pibid Interdisciplinar

Autores

  • Adriana dos Santos Prado Sadoyama Universidade Federal de Goiás/ Regional de Catalão da Faculdade de Educação.
  • Leonardo Santos Andrade Instituto de Física e Química da universidade Federal de Goiás
  • Paulo Alexandre de Castro Instituto de Química e Física da Universidade federal de Goiás/Regional de Catalão.
  • Vagner Rosalem Centro de Gestão e negócios da Universidade federal de Goiás/Regional de Catalão.
  • Geraldo Sadoyama Instituto de Biotecnologia da Universidade Federal de Goiás/Regional de Catalão.

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.35967.413-426

Resumo

Resumo: As práticas educativas interdisciplinares para o desenvolvimento dos saberes e fazeres à professores Supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), especificamente do subprojeto Interdisciplinar da Universidade Federal de Goiás-Regional de Catalão/ BRASIL, tem sido um grande desafio. Este nos levou à pergunta problematizadora desta pesquisa a qual: como este professor com domínio de campos disciplinares específicos tratará da formação dos Pibidianos de várias áreas do conhecimento de forma integradora?  A análise das respostas dos docentes correlacionando saberes e fazeres docentes nas áreas de conhecimento proposto pelo subprojeto é o escopo principal deste artigo. A metodologia se baseou em uma análise de conteúdo dos dados levantados a partir da aplicação do questionário. Os resultados apontam que os docentes entendem a integralização pela proposta interdisciplinar e se sentem, mesmo apontando dificuldades no desenvolvimento de práticas educativas, parte do processo e desenvolvimento de saberes e fazeres docentes na perspectiva interdisciplinar.

Palavras-chave:  Formação de professores. Pibid. Saberes e fazeres docentes interdisciplinares.

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Biografia do Autor

Adriana dos Santos Prado Sadoyama, Universidade Federal de Goiás/ Regional de Catalão da Faculdade de Educação.

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa Pela Universidade Estadual Julio Mesquita Filho Linha de Formação de Professores. Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Goiás/ Regional de Catalão da Faculdade de Educação. 

Leonardo Santos Andrade, Instituto de Física e Química da universidade Federal de Goiás

Doutor em Eletroquímica pela Universidade Federal de São Carlos. Prof. Adjunto IV do Instituto de Física e Química da universidade Federal de Goiás/ Regional de Catalão.

Paulo Alexandre de Castro, Instituto de Química e Física da Universidade federal de Goiás/Regional de Catalão.

Doutor em Física Básica pela Universidade de São Paulo. Prof. Adjunto IV do Instituto de Química e Física da Universidade federal de Goiás/ Regional de Catalão. 

Vagner Rosalem, Centro de Gestão e negócios da Universidade federal de Goiás/Regional de Catalão.

Doutor em em Administração de Empresas pela EAESP/FGV - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Prof. Adjunto III do Centro de Gestão e negócios da Universidade federal de Goiás/Regional de Catalão.

Geraldo Sadoyama, Instituto de Biotecnologia da Universidade Federal de Goiás/Regional de Catalão.

Doutor em Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Uberlândia. Professor Associado I do Instituto de Biotecnologia da Universidade Federal de Goiás/Regional de Catalão.

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Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Interdisciplinaridade e Educação