O trabalho infantil: com a palavra as crianças e adolescentes

  • Wesley Assis de Belém
  • Maristela Vicente de Paula Professora do curso de Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Catalão.
  • Neila Maria Mendes Borges Professora do curso de Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Catalão.
  • Maisa Pires Pacheco Graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

Resumo: O Trabalho Infantil no Brasil é um desafio histórico premente de sua completa erradicação, que como direito ferido, incide diretamente sobre outros direitos fundamentais, como, a educação, a brincadeira/lazer, segurança, deixando crianças e adolescentes expostos a diversas situações desfavoráveis ao seu pleno desenvolvimento. O presente estudo busca analisar, quais as concepções de trabalho e sua relação com o brincar que se apresentam entre as crianças e adolescentes participantes de um projeto de intervenção de iniciativa da sociedade civil organizada na cidade de Catalão/GO. Abordando o trabalho infantil como um problema social brasileiro que vem sendo enfrentado, mas, persiste com grande prejuízo pessoal e social, fazendo uma interface da realidade nacional com a realidade local. A metodologia empregada foi, pesquisa de campo de caráter exploratório e descritivo, cuja coleta de dados se deu por entrevista semiestruturada com crianças e adolescentes. Os resultados mostraram que, apesar dos avanços na legislação brasileira no que tange aos direitos da criança e adolescente e as políticas públicas que dela desdobram, temos ainda presente o discurso do trabalho como referência principal na formação de pessoas de bem, justificando a inserção precoce no trabalho, apartado da reflexão em torno dos direitos que são violados nesse processo.

Palavras-chave:  Trabalho infantil. Criança e adolescente. Direitos humanos.

Biografia do Autor

Wesley Assis de Belém
Graduado em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Catalão. Especialista em Direitos Humanos da Criança e Adolescente pela UFG – Regional Catalão.
Maristela Vicente de Paula, Professora do curso de Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Catalão.

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Catalão. Mestre em Educação Física pela UNICAMP. Professora do curso de Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Catalão. 

Neila Maria Mendes Borges, Professora do curso de Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Catalão.
Graduada em Biologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Educação Física pela   UNICAMP. Professora do curso de Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Catalão.
Maisa Pires Pacheco, Graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Catalão e em Artes Visuais pela UFG. Especialista em Planejamento e Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

 

Referências

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Publicado
2016-12-31
Seção
Interdisciplinaridade e Educação