As estratégias de aprendizagem como forma de promover a interdisciplinaridade e o aprender a aprender: investigando as estratégias de aprendizagem de universitários dos cursos de História e Psicologia

Autores

  • Elis Regina da Costa Universidade Federal de Goiás/ Regional de Catalão da Faculdade de Educação.

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.35970.486-500

Resumo

Resumo: A presente investigação, de natureza descritiva e correlacional possuía como propósito investigar o uso de estratégias de aprendizagem por parte de alunos universitários do primeiro e último ano dos cursos de História e Psicologia. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a “Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem” de autoria de Santos e Boruchovitch  (2008). Os dados demonstraram que, os estudantes dos cursos de Psicologia e História relataram usar estratégias de aprendizagem semelhantes em suas atividades de estudo e aprendizagem. No curso de Psicologia, as alunos do sexo feminino em comparação ao masculino relataram utilizar estratégias metacognitivas mais frequentemente nas atividades de estudo. Em relação à formação focada na proposta interdisciplinar, reconhece-se cada vez mais a necessidade de processos educacionais formativos que promovam a autonomia intelectual dos futuros profissionais. As estratégias de aprendizagem podem se constituir em um instrumento para desenvolver e potencializar esse processo de construção critica pois, possibilita a construção de uma ação interdisciplinar a medida que, permite articular os conhecimentos do ensino e da aprendizagem voltadas para o desenvolvimento de competências estratégicas entre os alunos dos diversos cursos de licenciatura.

Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem. Formação de professores. Interdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Elis Regina da Costa, Universidade Federal de Goiás/ Regional de Catalão da Faculdade de Educação.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Profa. Adjunto III da Universidade Federal de Goiás/ Regional de Catalão da Faculdade de Educação. elisufg@gmail.com

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Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Interdisciplinaridade e Educação