Um estudo sobre Circunferência com o VMT-Chat na abordagem “Estar Junto Virtual”

Autores

  • Vanessa Rodrigues Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Odécio Junior Batista Martins Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.035993.152-164

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar interações vivenciadas por um grupo de alunos e professor em um estudo sobre circunferência realizado em uma aula, com uso do Ambiente Virtual Math Team VMT- Chat. A aula analisada, fez parte de uma das ações desenvolvidas em um disciplina, cujo foco de estudo foi refletir sobre o uso de tecnologias digitais em Educação a Distância, ofertada por programa de pós graduação em Educação Matemática de uma Universidade pública brasileira. Além dos dados coletados no ambiente virtual, foi realizada uma entrevista com o professor articulador da aula. A análise dos dados foi realizada a luz dos seguintes estudos teóricos: Construcionismo, realizado por Seymour Papert, e a abordagem “Estar Junto Virtual”, de José Armando Valente. A partir dos dados analisados pode-se considerar que o VMT articulado com o uso do GeoGebra, em uma abordagem do Estar Junto Virtual, possibilitou aos alunos e professor momentos de interação durante a aula, que contribuíram para a compreensão da relação entre a representação algébrica e a geométrica de circunferências.

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Biografia do Autor

Vanessa Rodrigues Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática, com ênfase em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, pela Universidade Federal de Matemática. Possui graduação em
Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Educação Matemática pelo Programa de PósGraduação
em Educação
Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atuou como professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e na Uniderp (EaD).

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora e pesquisadora na área de Educação com ênfase em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, atuando principalmente nas seguintes linhas: educação a distância, informática na educação, educação matemática e formação de professores. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região de Joinville, mestrado em Matemática (área de concentração: Modelagem Matemática) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação (Currículo) na linha de Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Odécio Junior Batista Martins, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Licenciado em Matemática, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Paranaíba. Bolsista Programa Institucional de Bolsas com Incentivo a Docência (PIBID) durante a graduação. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Campo Grande-MS. Bolsista Capes no mestrado. Atuando como professor da Educação Básica em Campo Grande-MS, em escolas públicas.

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Publicado

2017-12-19