DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS ESTADUAIS DE MUNICÍPIOS DE SERGIPE

Autores

  • Karla Cristina Santos Freire Universidade Federal de Sergipe – UFS
  • Teresa Cristina Santos Freire Secretaria Estadual de Educação - SEED
  • Ana Veruska Cruz da Silva Embrapa Tabuleiros Costeiros
  • Suzana Leitão Russo Universidade Federal de Sergipe – UFS
  • Greyce Graziely Universidade Federal de Sergipe – UFS

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2010.6.6603.%25p

Resumo

Diante das transformações mundiais nas duas últimas décadas, constata-se que os recursos naturais têm sido utilizados de forma desordenada e o homem tem contribuído para o aceleramento do desgaste da natureza. Reconhece-se também que o conhecimento ambiental tem papel fundamental na preservação do meio ambiente. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma analise e diagnóstico situacional da Educação Ambiental (EA) nas escolas estaduais de Sergipe, onde foram analisados o desenvolvimento de projetos escolares em EA, a presença de atividades ambientais no currículo e no projeto pedagógico das escolas, a ausência ou presença de ações pontuais, o uso de interdisciplinaridade, a não abordagem e a presença de coordenadores de EA nas escolas visitadas, os resultados da análise foram quantificados, discutidos e transformados em gráfico. Dos dados avaliados, o município que apresentou melhores resultados, foi N. Sª. do Socorro, e dentre as sugestões apresentadas pelos docentes, a de maior porcentagem (46%), foi à sugestão de orientações da SEED para a elaboração de projetos que incluam a EA na escola. De modo geral, foi observado que, faz-se necessária, a definição de metas e políticas públicas de educação, voltadas para estimular a prática e o desenvolvimento de projetos nos temas relacionados à EA.

Palavras-chave: Educação ambiental; percepção ambiental; projetos socioambientais.

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Publicado

2010-12-01