PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO ALUNO AUTOR MEDIADA PELAS TIC: A CONTRAPARTIDA ESCOLAR

Autores

  • Lílian Kelly de Almeida Figueiredo Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão.
  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2011.7.7624.28-40

Resumo

Este relato evidencia a necessidade da integração das TIC no currículo escolar por meio de práticas didático-metodológicas que permitem a ação dos alunos, tendo em vista, a construção do conhecimento. Baseia-se na reflexão acerca do cenário atual, da inserção das TIC e integração das mídias ao currículo escolar, o papel do professor e do aluno diante deste cenário e das relações entre estes atores em práticas pedagógicas mediadas pelas TIC. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa do tipo exploratório tendo como método de investigação o estudo de caso. O caso analisado é o de uma experiência de implantação de uma web-rádio em uma escola pública alagoana. Como resultados deste estudo, é possível afirmar que desde a formação inicial de professores e para além dela, deve-se trabalhar o emprego de metodologias que favorecem exatamente a autoria dos alunos e a formação de sujeitos autores.

Palavras-chave: integração das mídias, currículo, tecnologias da informação e comunicação.

 

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Biografia do Autor

Lílian Kelly de Almeida Figueiredo, Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão.

Socióloga, Mestre e Doutoranda da Educação. Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão.

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Físico, Mestre e Doutorando em Educação. Professor Substituto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

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Publicado

2011-04-01