Limites e contradições da profissionalização do docente para atuar na Educação a Distância

Autores

  • Paula Eliane Costa Rocha Universidade Federal de Goiás-UFG
  • Patrícia Moraes Veado Universidade Federal de Goiás-UFG
  • Andrea Cristina Versuti Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG/Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.16285.38-55

Resumo

Resumo: Este trabalho tem o objetivo discutir a modalidade educação a distância (ead) a partir de duas categorias de análise: as contradições e os limites da profissionalização docente, bem como compreender como as políticas educacionais tratam esta modalidade de ensino, e as medidas desempenhadas pela legislação para que a ead se efetive. Trata-se de um estudo qualitativo, pautado por pesquisa bibliográfica e documental. Com esta pesquisa foi possível constatar que o exercício da modalidade ead exige do professor atuante o atendimento uma série de novas competências e habilidades. Dentre as habilidades imprescindíveis identificadas estão aquelas relacionadas à: estética dos materiais didáticos, formulação e cumprimento de objetivos pedagógicos - aliados às condições da distância física, adequações do conteúdo aos formatos das novas mídias e aspectos relacionados às novas rotinas de trabalho e comunicação com os alunos. Este conjunto de habilidades e competências, provenientes do exercício da modalidade, tem trazido muitos desafios para a sua efetiva implantação com qualidade, principalmente no que se refere à profissionalização docente e sua formação continuada.

 Palavras-chave: Educação a distância. Profissionalização docente. Limites e contradições

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Biografia do Autor

Paula Eliane Costa Rocha, Universidade Federal de Goiás-UFG

Universidade Federal de Goiás-UFG; Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás; e-mail: 

Patrícia Moraes Veado, Universidade Federal de Goiás-UFG

Universidade Federal de Goiás-UFG; Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás; e-mail: patriciamoraesv@gmail.com

Andrea Cristina Versuti, Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG/Regional Jataí

Universidade de Brasília; Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG/Regional Jataí; Doutora em Educação; e-mail: andrea.versuti@gmail.com

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Publicado

2017-05-12

Edição

Seção

Criatividade, Inovação e as TIC na Educação