Inovação na educação: perspectiva de estudantes do ensino profissionalizante

Autores

  • Caio M. Guimarães Alcântara Universidade Tiradentes
  • Ronaldo Nunes Linhares Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT).
  • Yuri Guimarães Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.16286.56-72

Resumo

Resumo: Numa sociedade pautada na produção e disseminação de conhecimento, as práticas inovadoras têm sido valorizadas em especial no campo da educação, responsável pela formação e inserção dos sujeitos na sociedade. Tendo em vista essa relação entre educação/inovação, este artigo propõe construir uma reflexão acerca das diferentes dimensões da relação entre os conceitos de inovação e educação. A discussão foi construída a partir de uma pesquisa qualitativa, descritiva e baseada no cruzamento de dados obtidos com um levantamento bibliográfico que configurou o estado dos estudos e pesquisas sobre a inovação na educação, comparando a dimensão científica dos conceitos com a percepção de alunos de dois cursos técnicos de nível médio sobre os conceitos de educação e inovação. Como resultado, depreende-se que a inovação é compreendida enquanto produção de conhecimento contextualizado que produz impactos na sociedade. Para os alunos que responderam o questionário a relação entre educação e inovação promove mudanças no sentido de melhorar e adequar práticas para uma melhor inserção na realidade social.

 Palavras-chave: Aprendizagem; Educação; Inovação.

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Biografia do Autor

Caio M. Guimarães Alcântara, Universidade Tiradentes

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT). Bolsista CAPES/PROSUP. Membro do Grupo de Estudos em Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/CNPq).

Ronaldo Nunes Linhares, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT).

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT). Coordenador do Grupo de Estudos em Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/CNPq).

Yuri Guimarães, Universidade Tiradentes

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (UNIT). Bolsista de Iniciação Científica do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (NCT&I EB) / Fapitec. Membro do Grupo de Estudos em Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/CNPq).

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Publicado

2017-05-12

Edição

Seção

Criatividade, Inovação e as TIC na Educação