O uso de fotografias na docência de filosofia: justificativas, paradigmas e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.16287.73-95Resumo
Resumo: O presente trabalho trata de uma versão estendida do artigo publicado nas Atas do 7º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC (NOGUEIRA.; ÁVILA; SILVA NETO, 2016), da Universidade Tiradentes –SE. Aprofunda a discussão de alguns paradigmas ao ensino de filosofia com a mídia fotográfica. A metodologia empregada faz uma revisão de literatura entre ideias aparentemente discordantes desta pesquisa, sobretudo em Platão (2000) e Barthes (1984) e em outros autores mais concordes, a exemplo de Flusser (1985). O objetivo é justificar e propor a experimentação da fotografia na docência de filosofia do Ensino Médio. O resultado esperado é, a partir da discussão de alguns supostos paradigmas teóricos de filosofia com fotos, esclarecer em quais pontos podem validar, e não negar, outra série de ideias que sirvam de justaposição e elementos, para definir o que seria uma fotografia filosófica ou de uso didático no ensino de filosofia, sobretudo no atual contexto da crise das palavras, segundo Flusser (1985), na era das imagens.
Palavras-chave: Didática. Filosofia. Fotografia.
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