Tecnologias móveis em educação: um experimento por meio da sala de aula invertida

Autores

  • Kaio Eduardo de Jesus Oliveira Universidade Tiradentes - UNIT
  • André Luiz Alves Universidade Tiradentes - UNIT
  • Cristiane de Magalhães Porto professora da categoria Professor Pleno da Pós-Graduação – Universidade Tiradentes (PPPG/UNIT)

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.16288.96-109

Resumo

Resumo: Com o intuito de discutir a relação entre tecnologias digitais móveis e educação mediante uma experiência de sala de aula invertida, na elaboração deste artigo, nos pautamos em dois tipos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica, para articular conceitos e ideias pertinentes à temática, utilizando autores como lucia santaella (2010, 2013), andré lemos (2007, 2009 e 2013); e a pesquisa etnográfica com o objetivo de analisar por intermédio da observação participante a construção do processo educativo mediado por tecnologias digitais em uma turma da disciplina produção textual ii, do curso de comunicação social da universidade tiradentes – unit, em aracaju, sergipe. Por meio desta pesquisa pode-se constatar que os dispositivos digitais articulados a internet possibilitam novas formas de aprender e permitem a adoção de novas estratégias metodológicas de ensinagem. Além disso, transformam os processos comunicacional e social dos sujeitos, possibilitando também o acesso ilimitado à informação em qualquer lugar e a qualquer hora, criando espaços e aprendizagens ubíquas por meio de processos híbridos.

Palavras-chave: sala de aula invertida. Tecnologias digitais. Ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Kaio Eduardo de Jesus Oliveira, Universidade Tiradentes - UNIT

Bolsista PROCAPS/UNIT e Doutorando em Educação – Universidade Tiradentes (PPED-UNIT).  Mestre em Educação (PPED-UNIT). Graduado em Geografia (UNIT). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: kaioeduardojo@gmail.com

André Luiz Alves, Universidade Tiradentes - UNIT

Bolsista PROCAPS/UNIT e Mestrando em Educação – Universidade Tiradentes (PPED-UNIT). Graduado em Publicidade e Propaganda (UNIT). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: anndrealves@hotmail.com

Cristiane de Magalhães Porto, professora da categoria Professor Pleno da Pós-Graduação – Universidade Tiradentes (PPPG/UNIT)

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade (UFBA). Mestrado em Letras e Linguística (UFBA). Pesquisadora colaboradora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). É professora da categoria Professor Pleno da Pós-Graduação – Universidade Tiradentes (PPPG/UNIT), atuando como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED/UNIT) e Editora Científica (EDUNIT). E-mail: crismporto@gmail.com

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Publicado

2017-05-12

Edição

Seção

Criatividade, Inovação e as TIC na Educação