Concepções de avaliação em educação presencial e a distância
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.16289.110-130Resumo
Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar o processo avaliativo na modalidade à distância. A utilização da tecnologia na educação é um dos temas mais recorrentes na literatura acadêmica. Em relação à metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, onde foram aplicados questionários com 18 professores para verificar a percepção dos mesmos sobre a Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Como resultados, verificou-se que para os docentes entrevistados a avaliação nos ambientes virtuais são diferentes das avaliações no âmbito presencial. Ressaltaram que o meio virtual instiga novos olhares e aguça a capacidade dos docentes em utilizar as suas habilidades para interpretarem os resultados do desenvolvimento cognitivo, ou seja, do conteúdo aprendido pelos alunos. Concluiu-se que entre as vantagens da avaliação nos AVA é que este é um poderoso instrumental interacional capaz de alterar as possibilidades de relação entre os sujeitos envolvidos, viabilizando, assim, condições indispensáveis ao caráter dialógico da educação. Entre as principais desvantagens estão a necessidade de um elevado grau de maturidade e compromisso por parte do aluno, dificuldade em separar os conteúdos importantes e o aluno precisa ter um conhecimento, pelo menos básico, para que consiga estudar no ambiente tecnológico.
Palavras-chave: Tecnologia. Avaliação Presencial. Avaliação à Distância.
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