Concepções de avaliação em educação presencial e a distância

Autores

  • Rozevania Valadares de Meneses César Universidade Tiradentes - UNIT

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.16289.110-130

Resumo

Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar o processo avaliativo na modalidade à distância. A utilização da tecnologia na educação é um dos temas mais recorrentes na literatura acadêmica. Em relação à metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, onde foram aplicados questionários com 18 professores para verificar a percepção dos mesmos sobre a Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Como resultados, verificou-se que para os docentes entrevistados a avaliação nos ambientes virtuais são diferentes das avaliações no âmbito presencial.  Ressaltaram que o meio virtual instiga novos olhares e aguça a capacidade dos docentes em utilizar as suas habilidades para interpretarem os resultados do desenvolvimento cognitivo, ou seja, do conteúdo aprendido pelos alunos. Concluiu-se que entre as vantagens da avaliação nos AVA é que este é um poderoso instrumental interacional capaz de alterar as possibilidades de relação entre os sujeitos envolvidos, viabilizando, assim, condições indispensáveis ao caráter dialógico da educação. Entre as principais desvantagens estão a necessidade de um elevado grau de maturidade e compromisso por parte do aluno, dificuldade em separar os conteúdos importantes e o aluno precisa ter um conhecimento, pelo menos básico, para que consiga estudar no ambiente tecnológico.

Palavras-chave: Tecnologia. Avaliação Presencial. Avaliação à Distância.

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Biografia do Autor

Rozevania Valadares de Meneses César, Universidade Tiradentes - UNIT

Mestranda em Educação | Linha 'Educação e Comunicação' – Universidade Tiradentes (PPED-UNIT). Graduada em Pedagogia – Faculdade Pio X e História – Universidade Federal de Sergipe (UFS), professora de Educação Básica. E-mail: rozevaniavcesar@hotmail.com

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Publicado

2017-05-12

Edição

Seção

Criatividade, Inovação e as TIC na Educação