Educação a distância: o pioneirismo da Universidade Tiradentes em Sergipe
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de expansão da educação a distância (ead) no brasil, com foco para o estado de Sergipe, destacando o pioneirismo da universidade Tiradentes em ofertar cursos de graduação e pós-graduação na modalidade ead. Sendo a educação a distância uma forma de democratizar o acesso ao ensino superior. São apresentados argumentos para explanar como a tecnologia pode ser considerada uma interface para o saber da sociedade. Esta análise considerou o surgimento, utilização e ampliação desse modelo de educação no brasil e no mundo, apresentando conceitos e definições sobre a educação a distância. E, ressaltando o processo de inclusão advindo da utilização dessa modalidade de ensino, que vem ocupando um espaço junto ao público universitário cada vez maior, devido à flexibilidade de horários, a autodidaticidade e o baixo custo. A fim de demonstrar a ampliação das novas tecnologias de informação e da comunicação como interface para educação superior. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, e realização de entrevista. É apresentada dados dos cursos tecnológicos e de graduação ofertados pela universidade Tiradentes em Sergipe. Por fim, demonstram-se as considerações finais sobrevindas da elaboração deste trabalho.
Palavras-chave: Tecnologia; Educação à Distância; Universidade Tiradentes.
Texto completo:
PDFReferências
BARROS, D. M. V. Educação a Distância e o universo do trabalho. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
BATES, A.W.T. Technology, decision – making and open and distance learning. In. Technology, open learning distance education. New York: Routledge, 1995. P. 19 – 32. Apud BARROS, D. M. V. Educação a distância e o universo do trabalho. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
BELLONI, M. L. Educação à distância. 4ª ED., Campinas, SP: Autores associados, 2006.
BERNARDO, V. Educação a distância: fundamentos. Universidade Federal de São Paulo UNIFESP. Disponível em: http://www.virtual.epm.br/mate-rial/tis/enf/apostila.htm# INTRODUÇÃO. Acesso em 20 de maio de 2015.
BRITO, A.M.P. de. A mediação docente no ambiente virtual de aprendizagem: entre meios, modos e provocações. 2013. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tiradentes, Aracaju, 2013.
CYSNEIROS, P. G. e LINHARES, R. N. Reflexões sobre a construção de um programa de educação à distância no Nordeste do Brasil. Universidade Tiradentes. Aracaju/SE. Disponível http://ufrgs.br niee eventos B E 200 ponencias art. pdf. Acesso em 26 de fevereiro de 2016.
FARIAS, S.C.; Os benefícios das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no processo de educação à distância (EAD), Rev. Dig. Bibliot. E Cien. Da Inform. 2013, 11 (3), p. 15 – 29.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: atlas, 2010.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.
LARA, E. EAD – Vantagens da Educação à Distância. Disponível em: http://portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/7671/eadvantagens-da-educacao-a-distancia. Acessado no dia 25/02/2015.
MONCADA, O.J.M.; Moodle y Dokeos. Das plataformas de software libre para la educación a distancia. VI Cong. Inter. Ed. Sup., Cuba, 2008.
OLIVEIRA, F.S.; Frequência, aprovação e reprovação online: estudo de caso na disciplina de fundamentos antropológicos e sociológicos na Universidade Tiradentes. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tiradentes, Aracaju, 2015
PALADINI, E. P. Avaliação estratégica da qualidade. São Paulo: Atlas, 2002.
PETERS, O “Distance Teaching and Industrial Production: A comparative interpretation in outline” Nova Iorque: Cromhelm/St Martin´s, 1983.Apud BELLONI, M. L. Educação à Distância. 4ª ed. Campinas, SP: Autores associados, 2006.
SIQUEIRA, C. L. P.; Nivelamento em Educação à Distância. Aracaju: Gráfica Gutemberg, 2009.
UNIT EAD – Cursos Licenciatura/Bacharelado/Tecnológico – Educação à Distância – Sergipe, Disponível em http: www.ead.unit.br/cursos. Acessado em 25/02/2016.
Valente, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, E. B. de: Educação via Internet. São Paulo: Avercamp, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.16290.131-150
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista EDaPECI

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.