Estratégias pedagógicas de formação de professores para a produção de materiais didáticos em EAD

Ana Lúcia de Souza Lopes

Resumo


Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a formação docente, em especial, para a modalidade educação a distância. discutiremos algumas reflexões sobre a formação docente e os desafios da contemporaneidade. abordaremos a teoria da aprendizagem significativa enquanto metodologia para a organização do ensino e desenvolvimento de materiais ead. Apresentaremos o labead mackenzie: uma experiência de imersão para a produção de materiais didáticos e performance docente e, por fim, exemplicaremos uma das ações apresentando o guia de produção de material didático do professor ead mackenzie como uma estratégia pedagógica entendida como metodologia que oferece condições para uma aprendizado significativo em ead.

 Palavras-chave: Formação docente; materiais didáticos; educação a distância.


Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, Fernando Albuquerque (org). Que competências devem ter educadores e professores? Repensar a TIC na educação. Portugal: Santillana, 2012, p.87.

FELDMAN, MARUA GRAZUEKA.G. Formação de professores e cotidiano escolar. Formação de Professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: SENAC, 2009, p.72-80.

HARGAH, Claudia Coelho & LOPES, Ana Lúcia de Souza. Expaned School: Cultural Convergence and Teacher’s Online Education. Social Sciences,volume 5, Issue 6-1, 2016, p.35-41. Disponível em http://article.sciencepublishinggroup.com/pdf/10.11648.j.ss.s.2016050601.15.pdf

LOPES, Ana Lucia de Souza. Guia de produção de material didático do professor: EaD Mackenzie. São Paulo: Editora Mackenzie, 2015.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Escola e desenvolvimento profissional da docência. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Unesp, 2011, p. 23-54.

MOREIRA, Marco Antonio. A Teoria da Aprendizagem Significativa segundo Ausubel. Aprendizagem Significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor Editora, 2008, p.15-44.

_________________________. Aprendizagem Significativa: uma ilusão perdida em uma cultura de ensino para a testagem? Conferência de encerramento do VII Encontro internacional sobre Aprendizagem significativa. Burgos, Espanha, 13 a 17 julho de 2015. Aula inaugural do Mestrado Profissional em Ciências, Matemática e Tecnologias da UDESC/Joinville, 10 de agosto de 2015.

PEÑA, Maria de los Dolores Jimenez; ALEEGRETTI,S. Escola Hibrida: aluno imersivo. Revista Contemporaneidade Educação e Tecnologia, v.1, p. 98-106, 2012. Disponivel em http://revistacontemporaneidadeeducacaoetecnologia02.files.wordpress.com/2012/05/edutec hi_puc20121.pdf> . Acesso em 14/08/2015.

VIEIRA, Marili; LOPES, Ana; BERLEZZI, Fernando. Programa Permanente de Formação em EaD da Universidade Presbiteriana Mackenzie: preparando-se para uma nova modalidade de ensino. Anais do Educere, XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba: 2015, p. 18685-18695.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista EDaPECI

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.