A DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: LIMITES E DESAFIOS

Autores

  • Simone Medeiros Secretaria da Educação Básica – Ministério da Educação

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2011.8.8658.%25p

Resumo

Ao tratar do tema ‘A docência (e a formação docente) na Educação a Distância: dilemas e desafios’, temos clareza dos limites e possibilidades desta reflexão no contexto das discussões mais amplas que envolvem o debate em torno da formação de professores no Brasil. Este texto parte de inquietações e problematizações de processos de formação a distância, os quais tem revelado os limites e as fragilidades da expansão da educação a distância no País, num contexto marcado por contradições nas diretrizes das políticas de formação de professores, onde essa modalidade tem sido definida como prioritária por meio de diferentes programas, projetos e ações e não de políticas e diretrizes mais amplas articuladas aquelas de formação de professores presencial. Nossa intenção é compreender (ou ao menos problematizar) como se constitui e como se revela, no interior dos debates e discussões da formação de professores no País, a docência (e a formação docente) na Educação a Distância. Dada a complexidade da temática e os limites da sua compreensão, entendemos que essa reflexão representa apenas uma contribuição para o debate em (per)curso.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Formação de professores. Educação a distância.


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Publicado

2011-08-01