Reflexões teóricas sobre perspectivas críticas na Educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.26675.198-212Resumo
A educação a distância é uma temática que desperta grandes discussões e controvérsias, especialmente sobre os seus limites e possibilidades. O presente artigo pretende apresentar e refletir sobre as principais críticas relacionadas à educação a distância na literatura corrente. Para tanto, resgatou-se, na literatura, temáticas recorrentes, que incluem o debate sobre a utilização das tecnologias de informação e de comunicação (TICs) na educação, a problemática da interação mediada por aparatos tecnológicos, o processo de mercantilização da educação, e, por fim, reflexões sobre a promoção acrítica do potencial da EaD em promover a autonomia, emancipação e democratização em âmbito escolar. Desta discussão, verifica-se que tais problemáticas não são exclusivas da modalidade a distância, mas que parecem ganhar maior dimensão quando discutidas em seu âmbito. Assim como um dos grandes equívocos nesse campo refere-se à crença sobre o potencial inerente da EaD em solucionar as vicissitudes do modelo tradicional. Por fim, destaca-se que o arcabouço científico disponível não permite conclusões detalhadas sobre assunto e precisa ser melhor explorado enquanto prática educacional e impacto social.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ALCADIPANI, R. Academia e a fábrica de sardinha em lata. Organização & Sociedade, Salvador, UFBA, (18)54, 345- 348, abr./jul, 2011.
ARETIO, L. G. Educacion a Distancia Hoy. Madri: Universidad Nacional de Educación a Distancia, 1994.
BIROCHI, R. Uma abordagem crítica para a educação a distância orientada para as microfinanças (Doutorado em Administração de Empresas). Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2011.
BUARQUE DE HOLANDA, S. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olímpio Editora, 1936.
CARVALHO, C. A. GOULART, S. Contexto de referência em transformação: as bibliotecas universitárias sob o signo da sociedade da informação. In: CARVALHO, C. A., & VIEIRA, M. M. S (Orgs). Organizações, cultura e desenvolvimento local: a agenda de pesquisa do Observatório da Realidade Organizacional. Recife: EDUFEPE, 2003.
CHAO, C-Y.; HWU, S-L.; CHANG, C-C. Supporting interaction among participants of online learning using the knowledge sharing concept. Journal of Educational Technology, 10 (4), 2011.
FERREIRA, R. A internet como ambiente da educação à distância na formação continuada de professores. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Brasil, 2000.
FRANCO, S. R. K. Algumas reflexões sobre educação a distância. Revista Textual, SINPRO-RS, 2003.
FREI BETTO. Desafios para o nosso empenho educativo. In: Muitos lugares para aprender, 105-120. São Paulo: CENPEC / Fundação Itaú Social / Unicef, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIGLER, B. Enacting and Interpreting Technology - From Usage to Well-Bring: Experience of Indigenous Peoples with ICTs. In: RAHMAN, H. (Ed.), Empowering Marginal Communities with Information Networking. Londres: Idea Group Publishing. 124-164, 2006.
GONZALVO, F. G. La innovació educativa a la universitat mitjançant les TIC. Què veuen els alumnes amb aquestes pràctiques? RUSC. Revista de Universidad Y Sociedad Del Conocimiento, 11(1), 49, 2014.
GURI-ROSENBLIT, S. Distance Education in the Digital Age: Common Misconceptions and Challenging Tasks. Journal Of Distance Education, Canada, 23 (2), 105-122, 2009. Disponível em: http://www.jofde.ca/index.php/jde/article/view/627/887. Acesso em: janeiro/ 2014.
HABERMAS, J. Pensamento pós-metafísico: estudos metodológicos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileir, 1990.
HABERMAS, J. Técnica e ciência como “ideologia”. Lisboa: Edições 70, 1993.
HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
HERMIDA, J. F., BONFIM, C. R. D. S. A educação à distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, 166-181, 2006.
KOVACH, M.; MONTGOMERY, H. What kind of learning? For what purpose? Reflections on a critical adult education approach to online Social Work and Education courses serving Indigenous distance Learners. Critical Social Work, 11 (1), 2010.
LAPA, A. A formação crítica do sujeito na educação a distância: a contribuição de uma análise sócio-espacial. Tese de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
LAPA, A. B. A ação dialógica na Educação a Distância. Revista Tecnologia e Sociedade, 4(4), p. 113-134, 2007.
LÜCK, E. H. Educação a distância: contrapondo críticas, tecendo argumentos. Revista Educação, (31) 3, 258-267, 2008.
MARTINEZ, R. D.; MONTERO, Y. H.; PEDROSA, M. E.; MARTIN, E. I. Sobre herramientas cognitivas y aprendizaje colaborativo, Congreso RIBIE, Viña del Mar, Chile, 2000.
MELO JÚNIOR, J. A. C. de C. Burocracia e educação: uma análise a partir de Max Weber. Pensamento Plural, Pelotas, (6), 147-64, 2010.
MENEGHETTI, F. K. Liberdade ou Autonomia: Reflexões Críticas Sobre as Organizações. In: XXXI Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EOR-C1430.pdf. Acesso em: dez/2015.
NITZKE, J. A.; FRANCO, S. R. K. As tecnologias da informação e comunicação e a promoção da cooperação, em uma visão construtivista. In: Actas do VI Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, Vigo: RIBIE, 2002.
OLIVEIRA, J. R.C.; NUNES, M. M. Sobre a autonomia do estudante na educação a distância. In: Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2011. Disponível em: http://wright.ava.ufsc.br/~alice/conahpa/anais/2011/papers/64.pdf. Acesso em: outubro/2015.
PATTO, M. H. S. O ensino a distância e a falência da educação. Educação e Pesquisa, 39(2), 303-318, 2013.
PEIXOTO, J.; CARVALHO, R. M. A. de. Autonomia do aluno no Ensino Superior a Distância. Colabor@-A Revista Digital da CVA-RICESU, 2013. Disponível em: http://www.pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/view/186. Acesso em: março/2015.
PRETTI, O. Educação a Distância: ressignificando práticas. Brasília: Nead: Liber Libro Editora, 2005.
PUCCI, B. Novas Tecnologias e Teoria Crítica: a Educação a Distância Virtual nos cursos de Pedagogia, 2010. Disponível em: http://www.unimep.br/~bpucci/projeto-novas%20tecnologias.pdf Acesso em: dezembro/2014.
RAMOS, A. G. A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza nas nações. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1981.
RIBEIRO, R. M. C.; CARVALHO, C. M. C. N. O desenvolvimento da autonomia no processo de aprendizagem em Educação a Distância (EAD). Revista Aprendizagem em EAD, Taguatinga – DF, (1), 1-10, 2012.
SALOMON, M. L. D. O. Alguns mecanismos de produção de percursos escolares acidentados nos meios sociais favorecidos e seus possíveis significados. (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG. Belo Horizonte, 2001.
SELWYN, N. O uso das TIC na educação e a promoção de inclusão social: uma perspectiva crítica do Reino Unido. Educação & Sociedade, 29(104), 815-850, 2008.
SILVA, A. L. As concepções de formação para autonomia na educação a distância: olhares a partir da teoria crítica da sociedade. Dissertação de mestrado em educação. Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
SILVA, E.; URBANESKI. Sociologia geral e da educação. Indaial: Grupo Uniasselvi, 2012.
SUMNER, J. Serving the system: A critical history of distance education. Open Learning, 15(3), 267–285, 2000.
TENÓRIO, F. G. A trajetória do programa de estudos em gestão social (PEGS). In: SILVA JÚNIOR, J. T., MASIH, R. T., CANÇADO, A. C., & SCHOMMER, P. Gestão Social: Práticas em debate, teorias em construção. Fortaleza: Impressa Universitária/UFC, 1, 2008.