Reflexões teóricas sobre perspectivas críticas na Educação a distância

Autores

  • Karin Vieira da Silva SOCIUS/CSG - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, ISEG/ULisboa.
  • João Peixoto SOCIUS/CSG - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, ISEG/ULisboa.
  • Anderson Sasaki Vasques Pacheco SOCIUS/CSG - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, ISEG/ULisboa.

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.26675.198-212

Resumo

A educação a distância é uma temática que desperta grandes discussões e controvérsias, especialmente sobre os seus limites e possibilidades. O presente artigo pretende apresentar e refletir sobre as principais críticas relacionadas à educação a distância na literatura corrente. Para tanto, resgatou-se, na literatura, temáticas recorrentes, que incluem o debate sobre a utilização das tecnologias de informação e de comunicação (TICs) na educação, a problemática da interação mediada por aparatos tecnológicos, o processo de mercantilização da educação, e, por fim, reflexões sobre a promoção acrítica do potencial da EaD em promover a autonomia, emancipação e democratização em âmbito escolar. Desta discussão, verifica-se que tais problemáticas não são exclusivas da modalidade a distância, mas que parecem ganhar maior dimensão quando discutidas em seu âmbito. Assim como um dos grandes equívocos nesse campo refere-se à crença sobre o potencial inerente da EaD em solucionar as vicissitudes do modelo tradicional. Por fim, destaca-se que o arcabouço científico disponível não permite conclusões detalhadas sobre assunto e precisa ser melhor explorado enquanto prática educacional e impacto social.

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Biografia do Autor

Karin Vieira da Silva, SOCIUS/CSG - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, ISEG/ULisboa.

Doutora em Sociologia Econômica e das Organizações (2016) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Graduada (2011) e Mestre (2013) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. É investigadora do SOCIUS/CSG - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, ISEG/ULisboaa e participa de projetos de pesquisa na Universidade Federal de Santa Catarina.

João Peixoto, SOCIUS/CSG - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, ISEG/ULisboa.

Professor Catedrático no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/ULisboa).
Investigador do SOCIUS/CSG - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, ISEG/ULisboa.

Anderson Sasaki Vasques Pacheco, SOCIUS/CSG - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, ISEG/ULisboa.

Doutor em Sociologia Econômica e das Organizações (2016) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Graduado (2010) e Mestre (2013) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Investigador do SOCIUS/CSG - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, ISEG/ULisboa.

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Publicado

2017-09-13