Quando a técnica é a singularidade a dança descobre a ética

Autores

  • Reginaldo Santos Oliveira U niversidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.26683.70-80

Resumo

Este artigo pavimenta a hipótese de que quando a dança lança parâmetros de investigações próprias enfatizando a singularidade e a alteridade, a dança descobre a ética. Seguindo esta trilha o presente texto apresenta como proposição a discussão do conceito de “Técnica de Dança Livre” apresentado por Rudolf Laban[1] na primeira metade do século XX, imbricado por uma articulação entre dança, técnica, ética e educação.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Santos Oliveira, U niversidade Federal de Alagoas

Docente da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas, nos cursos técnicos de Teatro e Dança. Graduado em Artes Cênicas – Teatro e Especialista no Ensino da Arte – Dança pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em dança pela Universidade Federal da Bahia. Bailarino da Companhia de Dança Contemporânea Cia dos Pés. Integrante dos Grupos de Pesquisa: História, Memória e Documentação do Teatro e da Dança em Alagoas e Processos Cênicos, ambos cadastrados no CNPQ e vinculados aos cursos técnicos de teatro e dança da ETA. Membro do Fórum Permanente de Dança em Alagoas. Atua principalmente na área da Dança desenvolvendo pesquisa nos seguintes seguimentos: ensino, improvisação, danças tradicionais brasileiras e dança contemporânea

Referências

CAVALCANTI, Telma César. A Escola como Mediadora Social. Revista Virtual Idanca, p. 1-7 2009;

DOMENICI, Eloisa. O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo. Revista Pro-Posições, Campinas, vol. 21, N 2(62), p. 69-85, 2010.

HERMANN, Nadja. Ética: a aprendizagem da arte de viver. Educ. Soc. Campinas, vol. 29, n. 102, p. 15-32, jan./abr., 2008;

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978;

_____________. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990;

LAUNAY, Isabelle. Laban, ou a experiência da dança. Lições de dança 1 – Org. por Roberto Pereira e Silvia Soter. Editora Univercidade;

MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. 1ª ed. São Paulo: Digitexto, 2010;

MARQUES, Isabel A. Ensino de Dança Hoje: textos e contextos. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2008;

__________________. Dançando na escola. São Paulo: Cortez Editora, 2003;

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003;

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003;

SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente: “um discurso sobre as ciências” revisitado. Porto: Edições Afrontamento, 2003.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Ética em pesquisa em contextos educativos