A ética em pesquisa fenomenológica no contexto de atuação de sujeitos educativos envolvidos com a pedagogia social hospitalar

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.26955.7-15

Resumo

Estudo que se constitui em um recorte teórico-prático sobre a intenção ética empreendida em uma pesquisa fenomenológica sobre a docência de discentes de licenciatura plena em Pedagogia no uso do dispositivo móvel tablet PC em uma brinquedoteca hospitalar. Objetiva descrever sucintamente situações de execução de um projeto de pesquisa de doutorado que possibilitem uma reflexão sobre modos de postura ética junto aos sujeitos participantes. Os resultados das práticas com intenções éticas explicitadas pelo pesquisador colaboraram para a constituição de um contexto sincero do que tenderiam a ser suas atitudes na condução da pesquisa na abordagem de sujeitos participantes, contribuindo assim para o desvelamento de seus modos diferenciados e educativos não diretivos no ambiente pesquisado que favoreciam o andamento de etapa da pesquisa.

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Biografia do Autor

Alex Sandro Coitinho Sant'Ana, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor permanente e orientador no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI) da UFERSA. Possui graduação em Pedagogia e pós-graduações lato sensu em Educação pela UFES, Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua em pesquisas principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática educativa, e-learning, educação on-line, educação a distância, design instrucional e educação imersiva. Professor do magistério superior da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no Campus Angicos-RN. Líder do grupo de pesquisa Educação, Tecnologias e Aprendizagens. Coordenador do projeto de pesquisa 'Educação imersiva: novos modos de produção de sentidos e aprendizagens com conteúdos digitais 360°', aprovado no Edital PROPPG/UFERSA Nº 06/2017.

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Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Ética em pesquisa em contextos educativos