Letramento digital na cultura digital: o que precisamos compreender?

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18545.7-16

Resumo

Compreendendo que estamos vivenciando um momento singular da humanidade, com mudanças aceleradas na forma de se viver e de se comunicar, promovendo o aprimoramento e a disseminação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), este artigo apresenta os principais elementos teóricos discutidos no evento VII Seminário Nacional do EDaPECI e I Seminário do PNAIC, realizado na Universidade Federal de Sergipe em 2017, especificamente numa mesa redonda sobre Alfabetização Digital. O objetivo desse estudo consiste na análise da atual conjuntura da sociedade, que vivencia a cultura digital,  apresenta a necessidade de se pensar num letramento digital e, a partir do pensamento computacional, discute sobre as possibilidades de uso dos games no contexto educacional, promovendo ou não o letramento gamer.

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Biografia do Autor

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional Jayme de Altavila (2005), especialização em Tecnologias em Educação  pelaPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e especializaçãoem Docência do Ensino Superior na Universidade Castelo Branco, UCB-RJ. É mestre (2010) e doutor (2015) em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Foi professor - de escolas particulares, tutor do programa de formação continuada - Secretaria de Educação a Distância - MEC, professor tutor 1 da Universidade Tiradentes e professor do Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação online, webquest, tutor e avaliação. Atualmente é professor assistente 2 da Universidade Federal de Alagoas e doutorando em educação.

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Publicado

2018-03-31