Tecnologia como ferramenta pedagógica: relatório de atividades desenvolvidas durante o estágio não obrigatório

Autores

  • Jussara Santana da Silva Universidade Federal de Sergipe.

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18550.119-129

Resumo

O presente trabalho se propõe a apresentar experiências vivenciadas durante o Estágio não obrigatório, realizado na Escola Centro Educacional Sesinho, em uma sala de multimídia,como requisito obrigatório para equivalência da Disciplina Estágio Supervisionado III, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, tendo como auxilio planos de aulas semanais baseados nos planejamentos dos professores. Os conteúdos ministrados tiveram ênfase nas disciplinas de português e matemática; as ferramentas pedagógicas utilizadas foram computadores, datashow, cds educativos, internet (jogos online e youtube), TV, quadro etc. Para a elaboração do presente estudo, foram utilizadas as seguintes fontes: planos de aulas, artigos, livros, diários de campo, dialogo com professores. A realização do estágio teve como resultado o avanço na aprendizagem dos alunos e do estagiário. Espera-se que o presente trabalho sirva para instigar outras pessoas que as dificuldades enfrentadas em sala de aula ou em qualquer outro ambiente dentro da escola pode ser superado, mostrando que o aprendiz pode se tornar o mestre por meio de saberes adquiridos em tais lugares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Santana da Silva, Universidade Federal de Sergipe.

Jussara Santana da Silva, graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência  (PIBID).

Referências

FRANÇA, Lilian Cristina Monteiro; FERRETE, Anne Alima Souza; GOUY, Guilherme Borba. Educação a distancia: ambientes virtuais, TIC e universidades abertas. Aracaju: Criação, 2010, p. 30, 40.

LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. O lugar das práticas pedagógicas na formação inicial de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 37, 67.

LIMA, Paulo Gomes. Formação de Professores: por um ressignificação do trabalho pedagógico na escola. Dourados/ MS, 2009, p. 25, 81.

PIMENTE, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PIMENTE, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio: diferentes concepções. In:_____. Estágio e Docência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 33, 45.

PIMENTE, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Por que o estágio para quem já exerce o magistério: uma proposta de formação contínua. In:_____. Estágio e Docência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 99, 121.

SILVA, Marilda da. Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Substitui a Resolução nº 08/01/CONEP e aprova a criação da Central de Estágio. Resolução Nº 05/2010/CONEPE. Sala das Sessões, 22 de março de 2010.

WESTBROOK, Robert B.; TEIXEIRA, Anísio, John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010, p. 13, 41.

Downloads

Publicado

2018-03-31