O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica dos professores da rede pública municipal de Estância/Sergipe

Autores

  • Maria Elze dos Santos Plácido Universidade Federal de Sergipe
  • Josiane Cordeiro de Sousa Santos Universidade Federal de Sergipe-UFS/PPGCIMA
  • Elisângela Dórea Andrade Barreto Secretária Municipal de Educação de Estância

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18592.111-118

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na prática pedagógica dos professores da rede pública municipal de Estância/SE. . Trata-se de uma pesquisa de campo. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. O material coletado foi submetido à análise de conteúdo. O resultado da pesquisa aponta que a prática pedagógica não apresenta alterações qualitativas esperadas, pois as tecnologias da informação e comunicação não têm sido usadas, ou seja, os professores ainda não conseguiram incluir totalmente as TIC nas práticas pedagógicas. Outro ponto relevante demonstrado na pesquisa refere-se à precária infra- estrutura dos Laboratórios de Tecnologias Educacionais – LTE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elze dos Santos Plácido, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Educação/UFS; Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica/UNIT; Graduada em Educação Física/UFS. Pesquisadora do grupo de Estudo GEPEL/UFS, na Linha de Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC.

Josiane Cordeiro de Sousa Santos, Universidade Federal de Sergipe-UFS/PPGCIMA

Mestranda em Ensino de Ciência e Matemática – NPGCIMA/UFS; Pós graduada em Educação Matemática/ Faculdade Atlântico; Licenciatura Plena  em Matemática/UFS; Licenciatura em Pedagogia/UNIT; Membro do grupo EDUCON/UFS. E-mail: josicordeiros@hotmail.com

Elisângela Dórea Andrade Barreto, Secretária Municipal de Educação de Estância

Graduada   em   Licenciatura em   Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006)  Possui especialização em Direito Educacional pela Faculdade Pio X Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade Jardins. Graduação em Direito (em conclusão) pela Universidade Tiradentes. Professora no Instituto de Educação Tecnológico do (Conde BA). Diretora da Educação   Especial  .Prefeitura Municipal de Estância da Secretaria Municipal de Educação de Estância ano 2017. Ministrando Formação continuada para professores da Rede Municipal de Estância e Indiaroba. Publicações de Artigos na área de Educação e de Direito: <elybarreto-6@hotmail.com>.

Referências

BETTEGA, Maria Helena. Educação Continuada na era Digital. – São Paulo: Cortez,2004.

CANDU, Vera Maria F. A Informática na Educação: Um desafio. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 20, p. 14 – 23, 1999.

CASTELLS, M. A sociedade em rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura. 4.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 2003.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na Era da informática. - São Paulo: Editora 34, 2000.

. As Tecnologias da Inteligência. Editora 34, - São Paulo, 1993.

LINHARES, Ronaldo Nunes e LINHARES, Maria da Conceição da Silva. As Tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar: Olhar da universidade sobre o ProInfo In. BERGER, Miguel André (Org.). A pesquisa Educacional e as questões da Educação na Contemporaneidade. – Maceio: Edufal, 2010.p. 251 - 266.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação Continuada de Professores e Novas Tecnologias – Macéio: EDUFAL, 1999.

MORAN, José Manoel. Novas Tecnologias e o Reencantamento do Mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de janeiro, vol. 23, nº 126, setembro – outubro, p. 24 – 26, 1995.

ROSALEN, Marilena; MAZILLI, Sueli. Formação de Professores para o uso da informática nas escolas: evidências da prática. 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2005.

SANCHO, Juana M. Para Uma tecnologia Educacional. - Porto Alegre: Artmed, 1998

SCHNEIDER, Henrique Nou: Um Ambiente Ergonômico de Ensino - Aprendizagem Informatizado. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

SILVA, Sidneia Coelho de e CAMPOS, Maria de Fátima Hanaque. A melhoria da qualidade da Educação na Escola Pública: Desafios ao uso das TIC. Estudos IAT. Salvador, vol.01, nº 03, dezembro, p. 138 – 154, 2010.

VALENTE, José armando. O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: Nied, 2002.

Downloads

Publicado

2018-03-31