OS DESAFIOS DOS FAZERES DA CIÊNCIA E DA DOCÊNCIA PERANTE A ARQUITETURA PEDAGÓGICA DAS TIC E DAS REDES SOCIAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Clarissa Haas Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2012.10.10887.%25p

Resumo

Compreendendo que as Tecnologias de Informação e Comunicação mudam o modo como as pessoas se relacionam e como reorganizam a sociedade, as relações pessoais, profissionais, logo, o trabalho docente, nesta pesquisa, de natureza descritiva e qualitativa, procuramos entender os efeitos da sociedade tecnológica, a partir das Redes Sociais de Aprendizagem (delimitadas como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e as ferramentas de comunicação da Web 2.0), para a concepção de ciência, pesquisa e docência. Como aporte teórico, baseamo-nos na aproximação de autores, como Pierre Lévy e Humberto Maturana que apresentam, no bojo de suas ideias, em nosso entendimento, o pensamento sistêmico como novo paradigma emergente da ciência contemporânea. Portanto, as questões norteadoras da pesquisa são as seguintes: as Redes Sociais de Aprendizagem propõem um novo paradigma de ciência? E quais os efeitos na (inter)ação com a pesquisa e a docência? Ao assumirmos a relação com a pesquisa, a partir da “objetividade entre parênteses”, como trata Maturana, compartilhamos nossas expectativas com o ato de educar aliado às tecnologias, tendo, como pano de fundo, pesquisa realizada, em um ambiente virtual de aprendizagem, com alunos do Curso de Especialização de Educação a Distância, com ênfase na docência e na tutoria em Educação a Distância.

Palavras-chave: Redes Sociais de Aprendizagem. Pensamento sistêmico. Arquitetura pedagógica. TIC. Ciência (s).

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Publicado

2012-04-01