AS TIC NO CONTEXTO EDUCATIVO PORTUGUÊS

Susana Henriques, Antonio Moreira, Javier Fombona, Daniela Barros

Resumo


Conhecer e compreender o percurso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educativo português torna-se necessário para facilitar a compreensão e as tendências de uso das TIC como proposta pedagógica – esta foi a principal questão que orientou a organização deste artigo. Este estudo teórico enquadra-se no Projeto Processos de Ensino, Tecnologias e Inovação, PETI, projeto de uma das linhas de investigação no âmbito do doutoramento em Educação da Universidade Aberta em Lisboa. O texto é uma visão panorâmica e ampla da situação atual do tema em Portugal, cujo objetivo passa por deixar à comunidade acadêmica indicações sobre o desenvolvimento das TIC na educação escolar portuguesa, além de fundamentar um espaço de discussão de alguns dos projetos de investigação de mestrado em desenvolvimento dentro do projeto PETI. Este artigo encontra-se estruturado a partir da clarificação de conceitos e da caracterização e evolução panorâmica das TIC no contexto educativo português para, seguidamente, se problematizarem os seus aspetos e impactos sociais. No sentido de procurar evidência empírica acerca da relevância desta problemática apresentamos neste estudo teórico, análise realizada aos trabalhos acadêmicos disponíveis em repositórios abertos de universidades portuguesas. Esta análise teve como enfoque os trabalhos centrados no estudo destas temáticas.

Palavras Chave: Tecnologias de Informação e Comunicação. Educação Contexto(s) Educativo(s).


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