AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Autores

  • Eraldo de Souza Ferraz Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2012.12.12913.%25p

Resumo

Este estudo investiga a pertinência das atividades de aprendizagem no ambiente Moodle do Curso de Pedagogia a distância da UAB-UFAL. Descreve as dificuldades enfrentadas pelos alunos na realização e orientação das atividades avaliativas. Analisa o projeto pedagógico adotado no Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância da UAB/UFAL buscando a coerência entre os objetivos e as atividades avaliativas das disciplinas do 1º. período do curso e propõe instrumentos de avaliação pertinentes à educação superior. O estudo partiu do pressuposto de que inexiste correlação entre as atividades de aprendizagem e os objetivos previstos nos planos de disciplinas ofertadas no Curso de Pedagogia a distância da UFAL. A pesquisa foi qualitativa com abordagem metodológica de estudo de caso. Foram analisadas as atividades avaliativas disponíveis em quatro disciplinas na plataforma, comparando com os objetivos propostos em cada uma. Os dados foram coletados através do questionário aplicado a 20 alunos e entrevista semi-estruturada realizada com quatro professores. Os resultados apontam que existe adequação das atividades aos objetivos exigidos em cada disciplina, porém foram detectados problemas como: a grande quantidade de atividades para o tempo de oferta da disciplina em cada módulo e a demora na publicação das notas obtidas.

Palavras-Chave: Educação online. Avaliação da aprendizagem. Instrumentos de avaliação.

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Publicado

2012-12-30