EDUCAÇÃO E GOVERNABILIDADE: O ESTRUTURALISMO E SUAS RELAÇÕES COM O CIBERESPAÇO

Autores

  • Renato Izidoro da Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Fabio Zoboli Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Miguel Angel Borda Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2012.12.12916.%25p

Resumo

Ao eixo temático “Articulações Políticas Governamentais e Não-Governamentais no Ciberespaço” iremos relacionar os conceitos educação e governabilidade. Trazemos ao tema a problemática do sujeito em relação à sua diluição pelo estruturalismo e pós-estruturalismo, bem como ao seu reavivamento pelas esperanças humanistas, modernas e democráticas depositadas no ciberespaço em prol de seu desgarramento das estruturas institucionais modernas e tradicionais. A relação entre sujeito e estrutura é para nós o nó górdio onde são travadas batalhas acerca das tentativas de educação e de governo de pessoas e de povos implicantes ao conceito de sociedade.

Palavras-chave: Sociedade. Sujeito. Funcionalismo. Pós-Estruturalismo. Democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Izidoro da Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe no curso de Licenciatura em Educação Física, campus São Cristóvão. Possui graduação em Educação Física: licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina - UEL - (2004).

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1999), Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é professor do departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Tem experiência na área de Educação e Educação Física atuando a partir das seguintes temáticas: corpo e epistemologia, corpo e estigma, corpo e comunicação.

Downloads

Publicado

2013-12-30