A TV Escola e o Proinfo: trajetórias de políticas públicas de incentivo e gestão das TIC no Brasil

Autores

  • Márcia Alves de Carvalho Machado Universidade Tiradentes - UNIT
  • Luciano Matos Nobre Universidade Tiradentes - UNIT
  • Ada Augusta Celestino Bezerra Universidade Tiradentes - UNIT

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.16197.9-27

Resumo

Resumo: Este artigo analisa a trajetória de duas importantes políticas públicas brasileiras voltadas para a adoção das TIC na educação: a TV Escola e o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), que emergiram no contexto da década de 1990 sob novos paradigmas de gestão e ainda se encontram em execução nos dias atuais. Trata-se de estudo de revisão crítica, delineado como pesquisa qualitativa, na qual foram utilizados os procedimentos de levantamento bibliográfico e documental. Constatou-se que, ambas as políticas, geraram importantes ações estratégicas do Governo Federal voltadas para a adoção e o uso das TIC e que a ressignificação dada ao longo de suas trajetórias potencializa sua importância na educação, ao mesmo tempo em que reflete as mudanças ocorridas progressivamente na visão de mundo dos gestores que interferiram de modo significativo no processo educacional e em seus resultados

Palavras-chave:  Incentivo. Proinfo. Ressignificação. TIC. TV Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Alves de Carvalho Machado, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes/SE. Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes/SE. Atua na linha de pesquisa Educação e Formação Docente. Bolsista PROCAPS/UNIT. Integra o Projeto de Pesquisa coordenado pela Profª Drª Ester Fraga Vilas-Boas Carvalho do Nascimento, intitulado Brasil, Portugal e Inglaterra: circulação de impressos protestantes e outros impressos durante a segunda metade dos Oitocentos (Edital MCT/CNPq 02/2009, pelo Edital Universal CNPq 14/2011. Pesquisadora voluntária do Programa Observatório da Educação da CAPES/INEP pelo Projeto TRANSEJA2/Unit.

Luciano Matos Nobre, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes/SE. Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes/SE. Especialista em Pedagogia Empresarial-Faculdade Atlântico-SE, Docência e Tutoria em Educação a Distância-Unit-SE. Graduado em Licenciatura em Sociologia–Universidade Federal de Sergipe. Atua na linha de pesquisa Educação e Comunicação. Integrante do Grupo de Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor (GPGFOP/Unit/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisa, Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/Unit/CNPq)/Bolsista CAPES/FAPITEC-SE

Ada Augusta Celestino Bezerra, Universidade Tiradentes - UNIT

Pós-Doutora Sênior em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestra em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas-RJ. Pedagoga, Professora do Mestrado em Educação do PPED-UNIT e do Curso de Pedagogia da UNIT. Atua na linha de pesquisa Educação e Formação Docente. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores (GPGFOP/UNIT/CNPq). Coordenadora do Observatório de Educação da UNIT/CAPES. Coordenadora Local do Doutorado, em Exercício, DINTER/PUCRS/UNIT.

Referências

BALL, Stephen J.. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem fronteiras, v.1, n.2, pp.99/116, Jul/Dez 2001.

BALL, Stephen J.. Education reform: acritical and post-structural approach. Bucking: open University Press.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833 (Alterada pela Medida Provisória nº 746, de 22 de Setembro de 2016).

BRASIL. Relatório de gestão: 1996-1998. Brasília: SEED, 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/relatividades/RelatorioGestaoSEED96-98.pdf >. Acesso em 01 jun.2016.

BRASIL. Relatório de gestão do exercício de 2013. Brasília: SEB, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15992-relatorio-gestao-exercicio-2013-seb-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 01 jun.2016.

BRASIL. Proinfo. Disponível em: < http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo>. Acesso em: 01 jun.2016.

CONCEIÇÃO, Sheilla Silva da. Informática educacional na Rede Pública de Ensino Estadual: o PROINFO em Aracaju-SE. São Cristóvão: Editora UFS, 2012.

HETKOWSKI, Tânia Maria. Políticas públicas educacionais e as influências neoliberais. In: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo; CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da (Org.). Formação do pesquisador em educação: profissionalização docente, políticas públicas, trabalho e pesquisa. Maceió: EDUFAL, 2007.

LYOTARD, J. F. (1984). The postmodern condition: A Reporto on Knowledge. (vol. 10). Manchester: Manchester University Press.

MOTA JR, William Pessoa; MAUÉS, Olgaíses Cabral. O Banco Mundial e as políticas educacionais brasileiras. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 1137-1152, out./dez. 2014.

NASCIMENTO, João Kerginaldo Firmino do. Informática aplicada à educação. Brasília: UnB, 2007.

NUNES, Andréa Karla Ferreira. Políticas públicas e TIC na educação: DITE Sergipe 1994 a 2007. Aracaju: EDUNIT, 2015. 256 p. : il. : 23cm.

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 11 ed. Campinas: Autores Associados, 2008c. (Coleção educação contemporânea).

SILVA, Maria Léa Guimarães da. A inclusão digital nas políticas de inserção das Tecnologias de Informação na Educação: o discurso e prática dos curso de formação de professores. 182 f. (Mestrado em Educação) Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação. Pós-graduação em Educação. Salvador, 2014.

SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes de. EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. 4 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

Downloads

Publicado

2017-05-12

Edição

Seção

Criatividade, Inovação e as TIC na Educação