DISPOSITIVOS MÓVEIS DIGITAIS NA INCREMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: MOBILE-LEARNING NO ROMPIMENTO DE PARADIGMAS

  • Julio Cesar Oliveira Bernardo Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Resumo

No atual contexto social, em plena era digital, ainda há resistência e apego a um conservadorismo nocivo quanto ao uso de dispositivos móveis digitais em processos formativos. Este estudo evidencia que o aproveitamento eficaz da mobile learning (aprendizagem móvel) no aspecto educacional pode conduzir à revisão da atitude e da prática pedagógica, sintonizando o ensino com a cultura digital; ratifica conceitos e novas abordagens das mídias digitais com o diferencial da mobilidade; identifica a viabilidade instrucional e formativa dos recursos disponíveis nos dispositivos móveis digitais e provoca a formação de novas concepções de atuação profissional. Na medida em que a mobile learning se mostra tão presente na sociedade, esta pesquisa, de caráter documental e bibliográfico, insere-a como recurso indispensável e viável na prática pedagógica, tendo-se como base a efervescência da inovação tecnológica com o viés da formação escolar. Entre desafios e potencialidades constatadas na literatura apresentada e também expressas por meio de aplicativos de relevante valor didático, exemplificados com dicionários e tradutor eletrônico, este estudo chega à conclusão de que é necessário um repensar docente, bem como em todo o complexo da gestão de ensino, diante da aceitação e do uso efetivo dos dispositivos móveis digitais no processo educacional, instigando reflexões, ações e mudanças.

Palavras-chave: Aprendizagem. Mobilidade. Prática Pedagógica.


Biografia do Autor

Julio Cesar Oliveira Bernardo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, professor de Educação Básica e aluno especial do Programa de Mestrado em Educação da UFTM.
Publicado
2013-08-30