A estruturação de um MOOC para capacitação em pesquisa bibliográfica em bases de dados de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.19826.6-17

Resumo

Os Massive Open Online Courses (MOOC) configuram-se como elemento facilitador na capacitação dos profissionais de saúde. Caracterizado como estudo intervencionista, quase-experimental e piloto, de abordagem quantitativo, este estudo descreve o desenvolvimento de um xMOOC, restrito para enfermeiros, baseado nas competências em informática em enfermagem requeridas pela Technology Informatics Guiding Education Reform (TIGER). Para tanto, foram adotadas as seguintes etapas: levantamento da demanda de capacitação, a definição de objetivos educacionais, elaboração do plano de capacitação, elaboração da arquitetura pedagógica, produção do conteúdo instrucional e implantação do curso no Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) e, por fim, avaliação da reação. Verificou-se na análise quantitativa dos resultados que houve reação positiva por parte dos cursistas. Espera-se que o estudo contribua para a expansão do processo educacional mediado por tecnologias computacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Gomes, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Mestre em Ciências pelo programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde da UNIFESP.

Valéria Sperduti Lima, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Doutora em Educação. Docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), coordenadora da Universidade Aberta do Brasil da UNIFESP e da Coordenadoria de Desenvolvimento Docente - ProGrad UNIFESP.  

Felipe Mancini, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Doutor em Ciências. Docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando na Universidade Aberta do Brasil da UNIFESP e no programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde da UNIFESP.

Downloads

Publicado

2019-04-09