Revista EDaPECI https://seer.ufs.br/index.php/edapeci <p><strong>Escopo</strong>: A <strong>Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais</strong> (EDaPECI) é um periódico quadrimestral, apoiado por organismos de ensino e pesquisa das Universidades Federais de Sergipe (UFS) e de Alagoas (UFAL). A EDaPECI tem como objetivo a divulgação científica nas temáticas apresentadas em seu título. Neste espaço, a educação é o eixo transversal para discutir, divulgar, apontar soluções ou, até mesmo, questionar assuntos relativos às modalidades de educação presencial e a distância, educação e comunicação, formação de professores, informática na educação, inclusão e interculturalismo.<br><strong>ISSN</strong>: 2176-171X</p> pt-BR revistaedapeci@gmail.com (Revista EDaPECI – Editor Gerente) suporte.revistaedapeci@gmail.com (Neverton Correia da Silva) sex, 29 jul 2022 18:00:07 -0300 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17954 <p>Expediente</p> Rosimeri Ferraz Sabino Copyright (c) 2022 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17954 qua, 27 jul 2022 17:09:28 -0300 Editorial https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17960 Rosimeri Ferraz Sabino Copyright (c) 2022 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17960 sex, 29 jul 2022 17:55:32 -0300 A salvaguarda de documentos, a difusão científica e a biblioteca digital da História da Educação https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17707 <p><strong>Resumo: </strong>Na perspectiva da História Cultural, este texto insere-se na História da Educação e na História do Livro e sua relação com as tecnologias digitais, tendo por objetivo analisar a importância da criação da Biblioteca Digital de História da Educação como um artefato de pesquisa e difusão científica. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória tomando como aporte teórico-metodológico o método indiciário, impressos protestantes, divulgação científica (PORTO, 2009) e, a relação da História da Educação com as novas tecnologias (ROCHA e NASCIMENTO, 2020). Como resultado observou-se que a criação de uma base de dados amplia as oportunidades de historiadores da Educação e de outras áreas trabalharem com uma vasta documentação publicada durante o século XIX e início do século XX. Portanto, a Biblioteca Digital de História da Educação foi criada para difundir uma documentação histórica e contribuir para expansão de pesquisas cientificas. E possibilitará aos pesquisadores que tem se dedicado a conhecer mais os elementos debatidos pela literatura de uma época remota, em que os impressos se tornaram um dos principais meios de comunicação e suporte de circulação de ideias.</p> Mirelli Macêdo de Andrade, Josué dos Santos Alves, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento Copyright (c) 2022 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17707 qua, 27 jul 2022 00:00:00 -0300 A utilização da plataforma Kahoot como ferramenta de gamificação: uma contribuição para o ensino e a aprendizagem na educação básica https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17748 <p>Existem diversas concepções voltadas ao ensino e aprendizagem, muitas delas tentando explicar os desafios dessa relação, dentre os quais está a falta de interesse dos alunos, cada vez mais antenados com as novas tecnologias. Como forma de reverter estas e outras problemáticas, passou-se a discutir cada vez mais a adoção de metodologias ativas e atrativas de ensino, como a gamificação. Este artigo tem como objetivo reconhecer o uso da gamificação no ambiente educacional e como pode ser aplicada por meio da plataforma Kahoot!, de forma a contribuir com o ensino e aprendizagem dos componentes curriculares da educação básica. Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema, assim como um estudo exploratório do ambiente virtual aqui evidenciado. Por meio dos resultados, é possível reconhecer o uso da gamificação no ambiente educacional, através da plataforma Kahoot!, à medida que mais trabalhos científicos vêm sendo divulgados acerca dessa temática. Enfim, a plataforma contribui com o ensino e aprendizagem por meio da abordagem de conteúdos de forma mais atrativa, proporcionando experiências cognitivas, sociais e motoras, a autoavaliação e intervenção pedagógica mais efetiva.</p> Andréia Maciel da Silva, Débora Priscila Costa Ferreira Copyright (c) 2022 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17748 sex, 29 jul 2022 17:37:39 -0300 Bullying e cyberbullying: um estudo em tempos de pandemia https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17850 <p style="font-weight: 400;">O objetivo deste estudo é averiguar se a situação pandémica agravou ou não as situações de <em>bullying </em>escolar. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, de carácter exploratório e descritivo, onde se articularam os paradigmas quantitativo e qualitativo. Participaram neste estudo 370 alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (5º e 6º anos) do ano letivo 2020/2021, de dois agrupamentos de escolas do concelho de Bragança, no nordeste transmontano de Portugal continental. O instrumento de recolha de dados utilizado foi um inquérito por questionário ou <em>survey </em>construído no <em>Google Forms</em> e disponibilizado online na segunda quinzena de maio de 2021. Após a recolha e análise dos resultados verificou-se que, durante a pandemia, as situações de<em> bullying</em> diminuíram, embora o <em>cyberbullyin</em>g tenha aumentado ligeiramente, verificou-se uma diminuição das vítimas e correspondente diminuição das testemunhas que alteraram a sua forma de atuação perante este problema. Os resultados obtidos neste estudo servirão, após o alívio de muitas das medidas restritivas, como alavanca para incentivar as instituições educativas envolvidas neste estudo a olhar este problema como uma situação que exige a tomada de medidas para a sua minimização, para além de complementar outros estudos no contexto português ou mesmo na Península Ibérica.</p> Vitor Gonçalves, Cátia Emanuela Augusto Vaz Copyright (c) 2022 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17850 sex, 29 jul 2022 17:39:48 -0300 Impressões docentes sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática na educação infantil https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17395 <p>O objetivo deste artigo foi destacar as impressões de docentes a respeito do Ensino de Matemática na Educação Infantil e como o uso das tecnologias digitais pode colaborar para a eficiência dessa prática. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com a participação de 66 professoras de uma Unidade Municipal de Educação Infantil, situada no bairro São Francisco, município de Niterói/RJ. Os dados foram coletados pela aplicação de questionário com questões objetivas, estruturadas e respostas vinculadas a Escala Likert e interpretados por meio de abordagem quantitativa. Pode-se perceber que esses recursos foram considerados pelas professoras como fatores consistentes, sendo vistos como elementos importantes de apoio do ensino e que contribuem para a aprendizagem significativa. As tecnologias digitais deve ocupar o currículo da Educação Infantil e o professor deve estar preparado e capacitado para usar essas ferramentas de forma eficiente em sala de aula.</p> Valéria Ferreira Lopes, Marcos Antonio Silva, Victor Gonçalves Glória Freitas, Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Copyright (c) 2022 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17395 sex, 29 jul 2022 17:41:51 -0300 Objetos de aprendizagem em cursos de graduação: uma revisão sistemática da literatura na plataforma Eric https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17423 <p>Objetos de aprendizagem são recursos digitais que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, os quais possuem a capacidade de serem reutilizáveis em diferentes contextos. É relevante que os docentes conheçam esse recurso, bem como a literatura existente sobre o tema, para que possam aplicar em suas práticas pedagógicas. Assim, o objetivo deste estudo foi através da Revisão Sistemática da Literatura verificar pesquisas que demonstrem o uso de Objetos de Aprendizagem em cursos de graduação, percebendo os tipos de OA adotados, os cursos de graduação em que foram aplicados, o conteúdo discutido no recurso digital elaborado, a percepção dos estudantes quanto a utilização do OA, bem como as conclusões dos pesquisadores sobre a aplicação do OA em suas amostras. Através dos estudos analisados, foi possível perceber que os OAs são recursos que promovem um processo de ensino aprendizagem eficiente e contextualizado, desde que o docente, ao criá-lo, tenha ciência da realidade dos seus estudantes, respeite seus conhecimentos prévios, alinhe a ferramenta às suas vivências, considere corretamente o tamanho do OA e elabore um recurso bem planejado pedagogicamente.</p> Nadielli Maria dos Santos Galvão Copyright (c) 2022 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17423 sex, 29 jul 2022 17:43:53 -0300 Saberes populares e alfabetização científicas: possibilidades de um curso a distância na formação continuada de professores de ciências https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17619 <p>Este trabalho discute a essencialidade da formação continuada na carreira docente, assim como as possibilidades e contribuições de um curso de formação continuada de professores sobre saberes populares e Alfabetização Científica e Tecnológica, no contexto da extensão universitária e na modalidade a distância, para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências da Natureza. O arcabouço teórico foi construído a partir dos aspectos políticos e históricos que alicerçam o uso da Educação a Distância e os apoios teóricos&nbsp; da estrutura do curso ofertado. Concluiu-se que o curso desenvolvido contemplou os pressupostos para um momento formativo adequado para os professores em atuação, assim como os aspectos necessários a uma formação orientada para a Alfabetização Científica e Tecnológica, proporcionando uma formação centrada na valorização cultural e a multiculturalidade em sua articulação com sabedoria popular.</p> Larissa Aparecida Rosendo da Silva, Tathiane Milaré Copyright (c) 2022 Revista EDaPECI http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17619 sex, 29 jul 2022 17:45:57 -0300