Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Eptic?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1 . POLÍTICA ANTI-PLÁGIO

Os artigos publicados e as referências citadas na Revista Eptic  são de inteira responsabilidade de seus autores.

Os autores devem garantir a inteira originalidade de seus artigos e que qualquer trabalho ou palavras provenientes de terceiros(as), colaboradores(as) ou fontes foram devidamente acreditados e referenciados. Os autores devem atestar que os artigos submetidos à Revista EPTIC não foram copiados ou plagiados de outros trabalhos, no todo ou em parte. Ë recomendável a observação, pelo autores, das diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics).

Uma primeira avaliação do conteúdo textual dos artigos - procurando identificar plágios, submissões duplicadas , republicações  e possíveis fraudes – será realizada pela comissão editorial da Revista  que recusará o artigo no caso de constatação de plágio ou fraude.

Ao submeterem qualquer texto à Revista  os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito de autor, não cabendo, portanto, à Revista EPTIC  e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas

2. NORMAS GERAIS DE SUBMISSÃO DE COLABORAÇÕES

2.1. A Revista Eptic  recebe colaborações, na área de economia política da Informação, da Comunicação e da Cultura, em forma de Artigos, Ensaios, Relatos de Pesquisa, Entrevistas e Resenhas inéditos em livros, periódicos nacionais e anais de eventos científicos (neste último caso, aceitam-se versões "revistas e ampliadas", desde que façam a devida referência ao evento e local de publicação da primeira versão), que poderão ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês.

Exige-se dos autores das seções ARTIGOS E ENSAIOS e DOSSIÊ TEMÁTICO a titulação mínima de mestre e que os mesmos sejam resultantes de estudos teóricos e/ou pesquisa. A seção INVESTIGAÇÃO aceita artigos, fruto de pesquisa em desenvolvimento ou concluída, também de mestrandos e doutorandos.

A Revista se reserva o direito de publicar o artigo na língua original ou em tradução, de acordo com decisão de sua Comissão de Redação desde que com a anuência do autor. Dossiês, artigos e resenhas podem, também, ser publicados através de convite feito pelo Conselho Editorial, que se reserva o direito de publicar ou não trabalhos enviados à redação.

Os autores que pretenderem publicar artigos com regularidade na Revista devem aguardar três números consecutivos para tanto.

2.2. Quanto ao processo de avaliação por pares, todo material submetido à Revista, que não for encomendado, será submetido ao Comitê Editorial que o encaminhará a pareceristas ad hoc que o avaliará no que diz respeito à adequação ao perfil da revista, à temática de cada edição e ao conteúdo e à qualidade das contribuições.

Cada trabalho será avaliado sempre por 1 parecerista. Em caso de parecer negativo, o mesmo será submetido a um segundo parecerista e, se necessário (no caso de pareceres divergentes) a um terceiro.

O prazo solicitado aos pareceristas para a emissão de sua avaliação é de quatro semanas. O artigo poderá ser aprovado desde que atenda as devidas alterações indicadas pelo pareceristas, ou recusado. Os autores serão informados sobre os textos não aceitos para publicação. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, assim como os nomes dos autores.

2.3. Uma vez aprovado, os autores transferem os direitos autorais dos artigos para publicação na revista, sobre licença Creative Commons Attribution 3.0 License.

3. ENCAMINHAMENTO DOS ORIGINAIS

3.1. As submissões deverão ser feitas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) mediante cadastro de usuário/autor.

Ao cadastrar o perfil no sistema, informar por extenso os dados solicitados, evitando o uso de siglas. O(s) autor(es) devem guardarlogine senha de acesso para acompanhamento do processo editorial.

3.2. Os autores devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista (www.seer.ufs.br/index.php/eptic/index), na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”. Após haver realizado esses passos, deve ir para “SUBMISSÕES ATIVAS” e iniciar o processo de submissão através do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, no qual irá realizar os cinco passos básicos:

A - Início: Iniciar o processo de submissão, confirmando se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção ARTIGOS ou RESENHA;

B - Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome, e- mail, título e resumo do artigo;

C - Transferência de manuscritos: realizar a transferência do arquivo para o sistema;

D - Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto em si.

E - Confirmação: Concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor deve aguardar o e-mail do editor. Nesse ínterim, o autor, efetuando o loginna página online da Revista, na tela “Submissões Ativas”, pode acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, desde a submissão, passando pelo aceite, avaliação, re-edição do original, até a sua publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pela Comissão dede Redação.

4 - APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

OS ARTIGOS QUE NÃO ESTIVEREM DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES ABAIXO SERÃO RECUSADOS PELA COMISSÃO EDITORIAL DA REVISTA.

4.1. Formatação: Todos os trabalhos devem ser digitados em Microsoft Word, ou programa compatível (o arquivo deve ser salvo com a extensão “.doc”), fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações diretas com mais de três linhas e das notas de rodapé), espaço 1,5 entre linhas e parágrafos (exceto para citações diretas com mais de três linhas). As páginas devem ser configuradas no formato A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita.

4.2. Extensão: Os ARTIGOS e ENSAIOS deverão ter entre 25.000 e 45.000 caracteres com espaços, incluindo título e resumo (com no máximo 100 palavras), palavras-chave (no máximo 5), em português, espanhol e inglês, e referências. Os RELATOS DE PESQUISA,publicados na seção INVESTIGAÇÃO, devem ter a extensão de até 30.000 caracteres, incluindo título e resumo (com no máximo 100 palavras), palavras-chave (no máximo 5), em português, espanhol e inglês, e bibliografia. Devem conter a descrição da investigação, metodologia empregada, análise dos resultados e conclusões. As RESENHAS deverão ter até 15.000 caracteres com espaços, incluindo título, em português, espanhol e inglês e bibliografia. Serão aceitas resenhas de livros, dissertações e teses publicados no Brasil, há no máximo dois anos e, no exterior, no máximo há cinco anos.

4.3. Figuras, fotos e tabelas devem estar inseridas ao longo texto em tamanho compatível ao padrão A4, com margens: direita = 3,5cm; esquerda, superior e inferior = 2,5 cm.

4.4. O nome do autor, titulação máxima obtida, vínculo institucional, cidade, pais e endereço eletrônico, são informações obrigatórias à submissão dos artigos. No sentido de garantirmos a avaliação às cegas estes dados, bem como eventuais indicadores de autoria, NÂO DEVEM vir no corpo do artigo e sim nos METADADOS DE SUBMISSÃO no campo específico para autores.

4.5. Organização: A organização dos trabalhos deve obedecer à seguinte sequência:( OBS: por se tratar de uma publicação internacional, é obrigatório a apresentação do titulo e resumo em português, espanhol e inglês)

  • TÍTULO EM PORTUGUÊS (centralizado, em caixa baixa);
  • TÍTULO EM ESPANHOL (centralizado, em caixa baixa, duas linhas abaixo do título em Português)
  • TÍTULO EM INGLÊS (centralizado, em caixa baixa, duas linhas abaixo do título em espanhol);
  • RESUMO (no máximo 100 palavras, duas linhas abaixo do título em inglês);
  • PALAVRAS-CHAVE (até 5 palavras, uma linha abaixo do resumo),
  • RESUMEN e PALABRAS CLAVE(versão para o espanhol do Resumo e das Palavras-chave, sendo que o Resumen deve vir duas linhas abaixo das keywords e as palabras clave, uma linha abaixo do resumen),
  • ABSTRACT e KEYWORDS (versão para o inglês do Resumo e das Palavras- chave, sendo que o abstract deve vir duas linhas abaixo do RESUMO e as keywords uma linha abaixo do ABSTRACT).
  • TEXTO;
  • REFERÊNCIAS (apenas trabalhos citados no texto).

As citações (sistema autor-data) e referências deverão seguir rigorosamente, sob          pena de não   publicação do artigo, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT): NBR6023 e NBR10520.


1. ANTI-PLAGIARISM POLICY

The articles published and the references cited in Eptic Magazine are the sole responsibility of their authors.

The authors must guarantee the complete originality of their articles, and that any work or words belonging to third parties, collaborators or sources were properly credited and referenced. The authors must certify that the articles submitted to Eptic Magazine were not copied or plagiarized from other works, completely or partly. It is recommended that the authors obey the COPE (Committee on Publication Ethics) guidelines.

An initial evaluation of the textual content of the articles – seeking to identify plagiarism, duplicated submissions, republications and possible fraud – will be carried out by the magazine’s editorial board, which will reject the article in case there is plagiarism or fraud.

Upon submitting any text to the Magazine, the authors declare that the materials presented are copyright-free, therefore, any legal responsibilities do not fall to Eptic Magazine and its editors.

2. GENERAL STANDARDS FOR THE SUBMISSION OF COLLABORATIONS

2.1. Eptic Magazine receives collaborations, in the fields of Political Economy of Information, Communication and Culture, in the form of Articles, Essays, Research Reports, Interviews, Reviews unpublished in books, national journals and proceedings (in the latter case, “revised and extended” versions are accepted, provided that they reference the event and place of publication of the first version), which may be written in Portuguese, Spanish, French or English.

The authors of the sections ARTICLES AND ESSAYS and THEMATIC DOSSIERS must have at least a master’s degree, and the texts must be the results of theoretical studies and/or research. The INVESTIGATION section accepts articles that are the result of research projects, under development or finished, also from master’s degree and doctoral students.

The Magazine reserves the right to publish the article in the original language or translated, according to a decision by its Writing Commission, provided that the author agrees. Dossiers, articles and reviews may also be published through invitations made by the Editorial Board, which reserves the right to publish or not the texts sent to the commission.

Authors who intend to publish articles in the Magazine regularly must wait three consecutive issues in order to do so.

2.2. As for the peer evaluation process, all the material submitted to the magazine, that was not ordered, will be submitted to the Editorial Board, which will forward it to ad hoc reviewers, who will in turn evaluate whether or not they fit the magazine’s profile, the theme of each edition and the content and quality of the contributions

Each text will be evaluated by 1 reviewer, always. In case of a negative opinion, the text will be submitted to a second reviewer and, if necessary (if there are different opinions), to a third reviewer.

The reviewers are requested to issue their opinion within four weeks. The article can be approved, as long as the alterations suggested by the reviewers have been made, or rejected. The authors will be informed of the texts that have been rejected and will not be published. The names of the reviewers remain secret, as well as the names of the authors.

2.3. Once approved, the authors transfer the copyrights of the articles for publication in the magazine, under the Creative Commons Attribution 3.0 License.

3. FORWARDING OF THE MANUSCRIPTS

3.1. Submissions must be made through the Electronic System of Magazine Publishing (SEER) after making the user/author registration.

Upon filling out the profile in the system, the data requested must be written in full, avoiding abbreviations. The author(s) must remember the login information and password in order to accompany the publishing process.

3.2. The authors must register (Login information /password) on the magazine’s website (www.seer.ufs.br/index.php/eptic/index), in the Online Submissions section, fill out the profile correctly and choose the “AUTHOR” option. After doing so, they must go to “ACTIVE SUBMISSIONS” and start the submission process through the link “CLICK HERE TO START THE SUBMISSION PROCESS”, in which the five basic steps can be found:

A – Start: Start the submission process, confirming the agreement with the conditions established by the magazine (by checking the boxes to select the conditions and the copyright declaration) and select the ARTICLES or REVIEW section;

B – Inclusion of metadata: indicate the main data – name, last name, email, title and the abstract of the article;

C – Transference of manuscripts: upload the file into the system;

D – Transference of additional documents: upload any files with additional information, that work as an appendix or annex to the main text, such as research tools, data and tables, following the standards of evaluation ethics, sources of information not usually available to readers, or images and/or tables that cannot be incorporated into the text itself.

E - Confirmation: Conclude submission.

After concluding the five steps aforementioned, the author must await an email from the editor. In the meantime, the author, by logging in on the online page of the magazine, at “Active Submissions”, can accompany the entire flow of their article, from submission to acceptance, evaluation, editing of the original and publication. The articles, after the submission, are assigned to the reviewers chosen by the Writing Commission.

4 – PRESENTATION OF THE MANUSCRIPTS

ARTICLES THAT DO NOT FOLLOW THE SPECIFICATIONS BELOW WILL BE REJECTED BY THE MAGAZINE’S EDITORIAL BOARD.

4.1. Formatting: All manuscripts must be typed using Microsoft Word or a compatible program (the file must be saved as a “.doc”), in Times New Roman, size 12 (except for direct quotations longer than three lines and footnotes) , 1,5 spacing between lines and paragraphs (except for direct quotations longer than three lines). The pages must be configured to A4 paper, without numbering, with margins of 3 cm (upper and left) and 2 cm (lower and right).

4.2. Lenght: The ARTICLES and ESSAYS must have between 25.000 and 45.000 characters with spaces, including the title and abstract (no longer than 100 words), keywords (a maximum of 5) in Portuguese, Spanish and English, and the references. The RESEARCH REPORTS, published in the INVESTIGATION section, must have a maximum of 30.000 characters, including the title and abstract (no longer than 100 words), keywords (a maximum of 5) in Portuguese, Spanish and English, and the bibliography. They must contain a description of the investigation, the methodology employed, an analysis of the results and conclusions. The REVIEWS must have a maximum of 15.000 characters with spaces, including the title, in Portuguese, Spanish and English and the bibliography. Book reviews, dissertations and thesis published in Brazil no more than two years ago, and published abroad no more than five years ago, will be accepted.

4.3. Images, photographs and tables must be inserted in the text, in a size that is compatible to the A4 configuration, with margins: right = 3,5 cm; left, upper and lower = 2,5 cm.

4.4. The name of the author, highest academic degree, institutional affiliation, city, country and email address are mandatory information for the submission of articles. To ensure blind evaluation, these data, as well as possible indicators of authorship, MUST NOT appear in the body of the article, but in the SUBMISSION METADATA in the specific field for authors.

4.5. Organization: the organization of manuscripts must obey the following order (Note: since it is an international publication, it is mandatory to present the title and abstract in Portuguese, Spanish and English):

  • TITLE IN PORTUGUESE (centralized, in lower case);
  • TITLE IN SPANISH (centralized, in lower case, two lines below the title in Portuguese)
  • TITLE IN ENGLISH (centralized, in lower case, two lines below the title in Spanish);
  • RESUMO (up to 100 words, two lines below the title in English);
  • PALAVRAS-CHAVE (up to 5 words, one line below the resumo),
  • RESUMEN e PALABRAS CLAVE (Spanish version of the Resumo and Palavras-chave, the Resumen must appear two lines below the keywords and the palabras clave must appear one line below the Resumen.
  • ABSTRACT and KEYWORDS (English version of the Resumo and Palavras-chave, the abstract must appear two lines below the RESUMO and the keywords must appear one line below the ABSTRACT.
  • TEXT;
  • REFERENCES (only the works mentioned in the text)

The quotations (system author-date) and references must strictly follow, under penalty of non-publication of the article, the rules of the Associação Brasileira de Normas Técnicas - Brazilian National Standards Organization (ABNT): NBR6023 e NBR10520.


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A Contribuição é INÉDITA  ou seja não foi publicada   em LIVROS, PERIÓDICOS CIENTÍFICOS e ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS e não está sendo avaliada para publicação por outra revista

    The contribution is UNPUBLISHED, that is to say, it has not been published in BOOKS, SCIENTIFIC JOURNALS and PROCEEDINGS OF SCIENTIFIC EVENTS and is not in the process of evaluation by another magazine

  2. O primeiro autor do artigo ou ensaio possui a titulação mínima de mestre (exceto para a seção INVESTIGAÇÂO)
     
    The first author of the article or essay has at least a master’s degree (except for the INVESTIGATION section).
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos apresentados em Diretrizes para autores
     
    OBS: a não observância destes padrões implica a recusa do artigo
     
    The text follows the style standards and bibliographic requirements presented in Instructions to Authors.
     NOTE: disrespecting these standards will lead to a refusal of the article.
     
  4. URLs para as referências foram informadas quando necessário.

    The URLs for the references were informed when necessary

  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega. Todos os autores devem ser informados nos metadados de submissão.
     
    The identification of authorship of the manuscript has been removed from the file and in “Document Properties” in Microsoft Word, thus ensuring the magazine’s secrecy criterion for the peer evaluation, according to the instructions available on Ensuring Blind Peer Evaluation. All authors must be informed in the submission metadata
 

Declaração de Direito Autoral

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

 

Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

The names and addresses informed in this magazine will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties