Crise no modelo de negócios do jornalismo: os casos da Infoglobo e The New York Times

Autores

  • Patrícia Mauricio PUC-RJ

Palavras-chave:

Jornalismo, Modelo de negócios, Economia política da comunicação, Interesse público.

Resumo

A internet trouxe a disrupção do modelo de negócios do jornalismo mercantilizado, principalmente por reduzir o valor da publicidade. É importante entender o fenômeno e as saídas buscadas por empresas tradicionais e jornalistas, considerando-se que o jornalismo é essencial para a democracia. Este artigo analisa as mudanças nos jornais da Infoglobo no Rio de Janeiro em diálogo com as do The New York Times sob a ótica da economia política da comunicação. Conclui-se que é preciso haver financiamento público direto, e que as várias iniciativas de jornalismo na internet podem levar a um jornalismo digital de qualidade e sustentável.

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Biografia do Autor

Patrícia Mauricio, PUC-RJ

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora e coordenadora do curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

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Publicado

2019-02-09

Como Citar

Mauricio, P. (2019). Crise no modelo de negócios do jornalismo: os casos da Infoglobo e The New York Times. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 20(3), 41–58. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/10772

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS