A Arte do avesso: a função da denegação econômica no mercado Artístico e as novas formas de recomendação e mediação cultural na internet

Rose Marie Santini

Resumo


Resumo:  Este  artigo  discute  o  processo  de  “produção  de  valor  simbólico”  de  obras  e artistas através da recomendação. São consideradas as contradições do mercado artístico, instauradas  nos  limites  da  relação  entre  a  “economia”  e  o  público,  para  uma  análise
comparativa  sobre  a  função  social  dos  meios  de  comunicação  tradicionais  e  dos  atuais Sistemas  de Recomendação  na  Internet, que  apontam  para  novas  formas  de  lidar  com  a arte e a cultura.
Palavras-chave:  Mediação  cultural.  Recomendação  de  bens  simbólicos.  Sistemas  de
Recomendação.   
 
Resumen: Este artículo discute el proceso de  “producción de  valor  simbólico” de obras  y artistas a  través de  la  recomendación. Son consideradas  las  contradicciones del mercado artístico,  instauradas en  los  límites de  la  relación entre  la  “economía” y el público, para un análisis comparativo sobre  la  función social desempeñada por  los medios de comunicación tradicionales y por los actuales Sistemas de Recomendación (SR) en Internet, que apuntan para nuevas formas de tratar y comprender el arte y la cultura.
Palabras-clave:  Mediación  cultural.  Recomendación  de  bienes  simbólicos.  Sistemas  de
Recomendación.   
 
Abstract: This article discusses  the process of “production of symbolic value” of works and artists through the recommendation. The contradictions of the artistic market are considered, established in the limits of the relationship between the “economy” and the public, to make a comparative analysis on  the social  function carried out by  the  traditional media and  for  the current Recommender Systems (RS) on the Internet, that points out for new forms of treating and understanding the art and the culture. 
Keywords:  Cultural  mediation.  Recommendation  of  symbolic  goods.  Recommender
Systems. 

Palavras-chave


Mediação cultural; Recomendação de bens simbólicos; Sistemas de Recomendação

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