A Mediação de Vídeos pelo YouTube: Política Conectiva na Comunicação de um Partido e de dois Movimentos Sociais

Resumo

Nas eleições de 2018, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) lançou a candidatura de Sonia
Guajajara, da APIB, e Guilherme Boulos, do MTST, para a presidência e vice-presidência. Essas
candidaturas representaram uma estratégia de “política conectiva” já que o partido tomou
emprestadas causas desses movimentos, transformando-as em mensagens personalizadas. Para
realizar nossa análise, selecionamos um video de cada um desses atores sociais – PSOL, MTST,
APIB – e utilizamos recursos do YouTube Data Tools para mapear suas redes de vídeos
relacionados. Assim, analisamos as maneiras em que o YouTube atua como intermediário de
conteúdo audiovisual por meio de seu sistema de recomendação.

Biografia do Autor

Andrea Andrea Meyer Landulpho Medrado , PPGMC-UFF
Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de Comunicação Social (GCO) e no Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Pós-doutora pela Royal Holloway University of London, com bolsa da Arts and Humanities Research Council (AHRC), e Doutora em Estudos de Mídia pela University of Westminster em Londres, com bolsa da Overseas Research Scholarship. Coordenadora da seção de Comunicação Comunitária e Mídia Alternativa da International Association for Media and Communication Research (IAMCR). Co-investigadora da rede internacional de pesquisas E-Voices: Redressing Marginality (Edital do Arts and Humanities Research Council, 2017-2019). Integrante do Grupo de Pesquisas EMERGE (Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência). Também atuou como professora em diversas universidades no Reino Unido (Bournemouth University, Royal Holloway, London Metropolitan University, University of Westminster - 2006-2013). Mestre em Comunicação e Sociedade pela University of Oregon nos Estados Unidos (2002 - 2004, bolsista Fulbright) e graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador (1995 - 1999). Além da carreira acadêmica, tem mais de dez anos de experiência na área de criação, atuando como redatora em diversas agências de publicidade, especialmente na área de criação para marketing político.
Simone do Vale, Doutora em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ)

Doutora em Comunicação & Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação & Cultura também pela UFRJ e bacharel em Jornalismo pela FACHA. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense. É integrante do grupo de pesquisa EMERGE - Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência.

Adilson Vaz Cabral Filho, PPGMC-UFF
Professor associado da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de Comunicação Social e nos Programas de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) e de Estudos pós-graduados em Política Social (PPGPS). Coordenador do Curso de Comunicação Social da UFF (2016-2020). Com pós-doutorado em Comunicação na Universidade Carlos III de Madrid (2013), Doutor em Comunicação Social (2005) e Mestre em Comunicação Social (1995) pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduado em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal Fluminense (1992). Coordenador do grupo de pesquisa EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência. Integra o LaPA - Laboratório de Pesquisa Aplicada do PPGMC-UFF e o grupo de pesquisa Comuni. Jovem Cientista do Nosso Estado (período 2013-2016), pela FAPERJ. Diretor da ABPCom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (2017-2019). Associado da ULEPICC Brasil - Capitulo brasileiro da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, Secretário Geral (2010 a 2014) e Presidente da entidade (2014 a fev.2016). Vice-coordenador da Seção de Comunicação Comunitária da IAMCR - International Association of Media and Communication Research (2012-2016). Autor de livros e artigos em Políticas de Comunicação, com ênfase em Comunicação Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de comunicação, democratização da comunicação, apropriação social das TICs, comunicação comunitária e digitalização das comunicações.
Publicado
2020-02-04
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO