Fact-checking: Checagens da Folha e do Estadão na construção da credibilidade jornalística na internet

Autores

Resumo

O presente artigo visa analisar a utilização do fact-checking nos sites Folha e Estadão. Para tanto, o trabalho consiste em investigar como os blogs de fact-checking da Folha e do Estadão, alinham as marcas dos veículos aos conceitos de credibilidade e de transparência. Além de identificar quais os selos de classificação de checagem adotados pelos veículos durante as eleições de 2018, tendo como recorte temporal, o período de 15 a 28 de outubro. Para a interpretação do estudo, o trabalho parte de uma abordagem quanti-qualitativa, analítico-descritiva, com base na análise de conteúdo. 

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Biografia do Autor

Marta Thaís Alencar, Universidade Federal do Piauí

Mestranda em Comunicação (UFPI). Membra do Grupo de Pesquisas em Comunicação, Economia, Política e Diversidade (COMUM) da UFPI. Especialista em Marketing Digital. Jornalista

Jacqueline Lima Dourado, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Comunicação. Orientadora do trabalho. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPI e Líder do Grupo de Pesquisas em Comunicação, Economia, Política e Diversidade (COMUM) da UFPI

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Publicado

2020-05-18

Como Citar

Alencar, M. T., & Dourado, J. L. (2020). Fact-checking: Checagens da Folha e do Estadão na construção da credibilidade jornalística na internet. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 22(2), 23–37. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/11862