Fact-checking: Checagens da Folha e do Estadão na construção da credibilidade jornalística na internet

Resumo

O presente artigo visa analisar a utilização do fact-checking nos sites Folha e Estadão. Para tanto, o trabalho consiste em investigar como os blogs de fact-checking da Folha e do Estadão, alinham as marcas dos veículos aos conceitos de credibilidade e de transparência. Além de identificar quais os selos de classificação de checagem adotados pelos veículos durante as eleições de 2018, tendo como recorte temporal, o período de 15 a 28 de outubro. Para a interpretação do estudo, o trabalho parte de uma abordagem quanti-qualitativa, analítico-descritiva, com base na análise de conteúdo. 

Biografia do Autor

Marta Thaís Alencar, Universidade Federal do Piauí
Mestranda em Comunicação (UFPI). Membra do Grupo de Pesquisas em Comunicação, Economia, Política e Diversidade (COMUM) da UFPI. Especialista em Marketing Digital. Jornalista
Jacqueline Lima Dourado, Universidade Federal do Piauí
Doutora em Comunicação. Orientadora do trabalho. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPI e Líder do Grupo de Pesquisas em Comunicação, Economia, Política e Diversidade (COMUM) da UFPI
Publicado
2020-05-18