A mídia alternativa dos coletivos de comunicação: uma proposta de filiação.

Palavras-chave: Coletivos de Comunicação, Comunicação, Mídia Alternativa, Filiação.

Resumo

Coletivos de comunicação são atores heterogêneos que emergem entre as mídias alternativas do século XXI, fruto de avanços tecnológicos e transformações sociais, e também reagindo à concentração da mídia e à crise de representatividade em formatos instituídos. Mas de onde esses novos atores herdam influências e modelos? Esse estudo propõe uma filiação plural, de diferentes mundos sociais, para os coletivos de comunicação, buscando compreender agentes que se equilibram entre a concentração da mídia – renovada pelos oligopólios digitais – e uma contratendência que abre espaço a formas contestadoras.  

Biografia do Autor

Samaria Andrade, Universidade de Brasília
Doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília. Professora de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí, pesquisadora do grupo Observatório do Jornalismo (UESPI) e associada ao grupo Comum, da Universidade Federal do Piauí
Fábio Pereira, Universidade de Brasília
Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília. Professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e pesquisador associado aos centros de pesquisa Arènes (França), CRICIS (Canadá) e ReSIC-ULB (Bélgica).
Publicado
2020-05-17