Facebook e a plataformização do jornalismo: um olhar para os Instant Articles

  • Amanda Chevtchouk Jurno Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Frederico de Brito D'Andréa Professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Plataforma, Jornalismo, Facebook, Instant Articles, Controvérsia

Resumo

Para discutir a relação entre a plataforma Facebook e diferentes veículos jornalísticos, analisamos a trajetória dos Instant Articles que têm com o objetivo ser “uma ferramenta para os editores criarem artigos rápidos e interativos”. Ao levar o conteúdo para dentro da plataforma, a ferramenta a posiciona como uma infraestrutura para publicações jornalísticas. Através da sistematização de materiais publicados de 2015 a 2019/1, mapeamos uma rede que revela discursos dispersos e tensões entre as partes envolvidas. A análise inspira-se nos Science and Technology Studies, principalmente autores de Platform Studies como Van Dijck (2013a e b) e Van Dijck et al. (2018).

Biografia do Autor

Amanda Chevtchouk Jurno, Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais
Doutoranda e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em jornalismo pela mesma intituição. Pesquisadora dos grupos NucCon UFMG e R-EST UFMG.
Publicado
2020-02-02
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO