Facebook e a plataformização do jornalismo: um olhar para os Instant Articles
Resumo
Para discutir a relação entre a plataforma Facebook e diferentes veículos jornalísticos, analisamos a trajetória dos Instant Articles que têm com o objetivo ser “uma ferramenta para os editores criarem artigos rápidos e interativos”. Ao levar o conteúdo para dentro da plataforma, a ferramenta a posiciona como uma infraestrutura para publicações jornalísticas. Através da sistematização de materiais publicados de 2015 a 2019/1, mapeamos uma rede que revela discursos dispersos e tensões entre as partes envolvidas. A análise inspira-se nos Science and Technology Studies, principalmente autores de Platform Studies como Van Dijck (2013a e b) e Van Dijck et al. (2018).
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Authors retain the copyrights, with first publication rights granted to the magazine, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows for the work to be shared, acknowledging its authorship and initial publication in this magazine.